Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

GUIDO RENI

Sugestionado pelo lindíssimo post do João Soares sobre Caravaggio, revi um livro dedicado à escola de pintura de Bologna com referências a Guido Reni, influenciado na sua obra por Caravaggio.

Guido Reni nasceu a 4 de Novembro de 1575 em Calvenzano. Filho do músico Daniele Reni, rapidamente revelou um talento extraordinário na pintura, pelo que, aos nove anos, iniciou a sua aprendizagem junto do artista flamengo Denys Calvaert em Bologna. Em 1595, aderiu à Accademia degli Incamminati da autoria da família Carracci. Ainda nesse ano, foi-lhe encomendada a “Coroação de Nossa Senhora e quatro Santos” para a igreja de S. Bernardo em Bologna.

As obras do jovem Reni inspiram-se no maneirismo, distinguindo-se por estruturas claras e lineares e recordando, por vezes, a arte flamenga.

Por volta de 1600, foi para Roma. A arte de Caravaggio impressionou e influenciou Reni. A título de exemplo, refira-se a Crucificação de S. Pedro de 1604/5 (Roma, Pinacoteca Vaticana). Ao longo dos anos, abandonou contudo a linha claro-escura a favor de tons mais intensos. Historiadores de Arte situam este estilo entre o Neo-Maneirismo e o Barroco.

O vasto património artístico de Reni inclui frescos e quadros, entre eles, o fresco Aurora (Casino Rospigliosi-Pallavicini, Roma), os quadros S. Matteo e l'Angelo (Roma, Pinacoteca Vaticana), O Rapto de Deinaeira por Nessus (Paris, Louvre) ou vários quadros representando S. Sebastião.

Em 1614 voltou para Bologna onde viria a falecer a 18 de Agosto de 1642.


Imagens: S. Matteo e l'Angelo, Pinacoteca Vaticana, Roma; Beatrice Cenci, Galleria Nazionale d'Arte Antica Palazzo Barberini; San Michele Arcangelo, Chiesa dei Cappuccini, Roma

Sem comentários: