Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Blaise Pascal - 2 : Sobre a medida do Homem

" Quando considero a breve duração da minha vida, absorvida na eternidade precedente e seguinte, o pequeno espaço que ocupo e que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e que me ignoram, assusto-me e pasmo de me ver aqui e não além, porque não há razão para ser aqui e não além, para ser agora e não depois. Quem me pôs aqui ? Por ordem e decisão de quem este lugar e este tempo me foram destinados ? "

- in Pensamentos Escolhidos, trad. de Esther de Lemos, Editorial Verbo, 1972.

3 comentários:

Anónimo disse...

O excerto de Pascal é inquietante...

O que fazemos aqui?
Onde está a liberdade de escolha?

Vou pensar nisto no tempo entrecortado pelas tarefas.

Obrigada.

Anónimo disse...

Ainda Pascal...
Tenho visitado o vosso blog porque é diversificado: das artes (incluo o cinema, a fotografia e a música) à política, à justiça e à Filosofia oferecem uma mostra informativa de saberes. Têm-me reavivado as memórias e dado a conhecer coisas novas.

O excerto de Pascal fez com que me borrifasse nas tarefas e fosse passar a tarde com Maria Callas.
À partida, poderá inquirir-se, qual é a relação entre uma coisa e outra? Sobre a medida do homem, questionara-se Pascal levando à procura incessante da razão para se existir.
A relação consiste em cruzar-se o discurso filosófico com o percurso de vida de Callas.
A Diva passou os seus últimos dias numa grande tristeza e solidão. Foi o preço que pagou da criação do mito (justificada) e a incapacidade em se adaptar ao tempo e a novas realidades. Deste modo, a linguagem do filósofo cruza-se com a de Maria Callas e comigo que as interliguei.
Da exposição magnífica não vou dizer mais do que as duas frases que trouxe de lá: "Vivi para a Arte. Vivi para o Amor".

Agradeço o seu post e peço desculpa pela dilatação do meu comentário.

LUIS BARATA disse...

Obrigado pelo seu comentário.Espero que a Callas tenha sido boa companhia.