Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Da amizade em geral e em particular

" A amizade é, acima de tudo, certeza- é isso que a distingue do amor. É também respeito, e aceitação total dum outro ser."

Tenho guardada esta citação há anos. Infelizmente, e ao contrário do que é habitual, sem qualquer indicação acerca do seu autor. Mas não é importante saber a proveniência, conta muito mais o que ela exprime sobre o fenómeno da amizade, essencial à vida humana como já Aristóteles tinha percebido e teorizado num tratado que dedicou ao tema.
E hoje apeteceu-me pô-la aqui neste blogue de amigos, porque quero que ela fique associada a um amigo em particular, o João Mattos e Silva, neste seu dia de aniversário- 11 de Setembro.
Sim, porque o João é um bom amigo, das boas e das más horas, das alegrias e das tristezas. Muito nos une, nos gostos e na sensibilidade, nas convicções; embora naturalmente também divergimos em muitas outras coisas, mas sempre com respeito, que é, para mim, inerente e constitutivo da amizade verdadeira.
Tenho ainda outra citação guardada que diz que " a amizade não se agradece, retribui-se ".
Assim, sendo fiel também a este princípio, espero continuar sempre a retribuir a amizade do João.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que hei-de dizer? Que estou muito emocionado com as palavras, com a sua sua expressão pública. A amizade não se agradece, retribui-se, como diz. Farei sempre o possível para que, em nenhum momento, sobretudo quando a tentação é ferver em pouca agua, me esquecer... Um grande e muito amigo abraço.