Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Uma Geórgia Real ?


No emaranhado da política da Geórgia, depois da invasão russa em apoio das províncias separatistas da Ossétia do Sul e Abcásia, os partidos políticos e várias personalidades que o apoiaram, viram-se hoje contra o presidente Saakachvilli. Entre esses partidos e essas personalidades destaca-se o médico de 44 anos, Davit Gamkrelidze, chefe do partido Nova Direita, considerado como um dos dois mais destacados adversários do actual presidente, que defende que a Geórgia deve tornar-se numa monarquia constitucional.
O actual chefe da Casa Real da Geórgia, descendente do último rei que viu a Rússia anexar o país em 1803, é Davit Bragationi Mukran Batonishvilli, príncipe de Mukhani, Katili e da Geórgia e duque de Lasos, reconhecido como tal pelo governo da república, com quem mantém boas relações.

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

Curiosamente, a casa real da Geórgia ligou-se à casa imperial russa no século passado, com o casamento do Grão-Duque Vladimir com a princesa Leonida Bagration da Geórgia,pais aliás da actual chefe, para alguns,da Casa Romanov, a Grã-Duquesa Maria.
Aliás,uma das polémicas que envolvem a sucessão dos Romanov tem precisamente a ver com essse casamento-saber se os Bagration, antigos soberanos mas depois súbditos, estavam ao nível dos Romanov para efeitos matrimoniais.