Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Biografias, autobiografias e afins - 3

Não deixa de ser pouco habitual esta biografia do mais influente investidor do mundo, Warren Buffett, ser escrita por uma francesa- Hélène Constanty.
O biografado, genial visionário dos mercados, é escutado e admirado pelos grandes do mundo- ainda recentemente, aquando do debate televisivo do dia 7, quando foi perguntado a Obama e a McCain quem escolheriam como Secretário do Tesouro ambos responderam de imediato: Warren Buffett...
Buffett, que não sofreu grandes perdas com a actual crise, e apesar de ser muito céptico em relação ao investimento em bancos, voltou a dar que falar ao comprar 5 mil milhões de dólares de acções do Goldman Sachs, o que na prática salvou esta quase mitíca instituição.
Mas esta biografia revela-nos também o lado mais privado da vida do homem lendário: continua a viver na mesma casa em Omaha que comprou em 1957 por 31.000 dólares, sem criados ou motorista ( é ele mesmo que conduz o seu Cadillac DTS de 2006) , e não tem iate nem casas em Paris ou Londres, nem uma valiosa colecção de arte. O seu único vício conhecido é o bridge.
Aos 78 anos, ainda não escolheu qual dos três filhos lhe irá suceder à frente da sua holding Berkshire Hathaway, mas os três filhos já sabem que a maior parte da fortuna será deixada para obras caritativas, sendo que há poucos anos Buffett entregou uma parte da sua fortuna à Bill and Melinda Gates Foundation.
Convenhamos que é um bilionário pouco convencional...

- Warren Buffett, l' homme le plus riche du monde, Hélène Constanty, Eyrolles.

Sem comentários: