Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Amanhã na História -Consagração do Convento de Mafra


D. João V, três anos depois de casado sem ter tido descendência, fez a promessa de construir uma basílica se a sua mulher, D. Maria Ana de Áustria, lhe desse filhos. O nascimento da princesa D. Maria Bárbara foi interpretado por este monarca como uma graça divina, pelo que mandou erigir em Mafra, com o lançamento da primeira pedra em 1717, um enorme edifício composto por uma basílica, um palácio real e um convento, tendo como modelo o Escorial, mandado construir por Filipe II de Espanha, com uma das mais belas bibliotecas europeias, com 40.000 volumes. Na construção de Mafra terão estado 45.000 operários a trabalhar ininterruptamente. O plano e a direcção da obra foram do ourives e arquitecto alemão João Frederico Ludovice contratado pelo Rei ciente da sua experiência ao serviço dos jesuítas em Roma e desde 1701 em Portugal.

Às 7 horas da manhã de 22 de Outubro de 1730, dia em que o Rei fazia 41 anos de idade, iniciou-se a festa de consagração da basílica, que se prolongaria até às 7 de manhã do dia seguinte. Foi servido, na ocasião, um banquete popular a 9.000 pessoas. As festas acabariam por prolongar-se por mais 7 dias, ao som de dois enormes carrilhões mandados vir expressamente de Antuérpia.

4 comentários:

LUIS BARATA disse...

É realmente um monumento impressionante, desde logo pela escala. Será dos mais visitados? Alguém tem essa informação?

Anónimo disse...

É muito visitado, não lhe posso falar em dados estatísticos mas tem um programa atractivo: visitas guiadas animadas; o ano passado ofereciam ao visitante uma peça com excertos do Memorial do Convento.Não me recordo do nome da peça.

Planeta a cores disse...

E o Sokolov a tocar na Biblioteca.

E a Blimunda e o Baltasar Sete Sois.

E grandes ondas logo ali ao lado.

Anónimo disse...

Descobri outro dia uma nova perspectiva: o convento, de noite, visto da auto-estrada que vai para a Ericeira. Não se distraiam na condução! :-)