Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pino Donaggio



O cantor italiano Giuseppe “Pino” Donaggio nasceu em Burano (Veneza) a 24 de Outubro de 1941. Donaggio, um dos grandes nomes da música ligeira italiana dos anos 60, alcançou o seu maior êxito em 1965 com a canção Io che non vivo, classificada em segundo lugar na edição do festival de Sanremo desse ano. A ele, a inesquecível Dusty Springfield deve o seu grande sucesso You don’t have to say you love me que, na versão inglesa, talvez tenha ficado na memória auditiva do público.

Luís Barata tem-nos proporcionado lindíssimos posts sob a rubrica “As minhas músicas”. Io che non vivo representa, em minha opinião, também uma das obras-primas eternas do universo musical.

Desde os anos 70, Donaggio tem composto bandas sonoras para vários filmes, entre eles, as películas de Brian de Palma “Carrie” (1976) e “Body Double” (1984).

4 comentários:

Jad disse...

Obrigado por fazer recordar a música italiana com Pino Donaggio.

LUIS BARATA disse...

Pois é, às vezes os italianos ficam um pouco esquecidos. O que vale é que eu sei que o nosso Filipe V. Nicolau é um grande conhecedor da música italiana e não nos deixará esquecer a canção italiana, que tantos corações fez bater...

Anónimo disse...

Já não me lembrava do Pino Donnaggio.
Grazie!
M.

Anónimo disse...

Não conhecia e gostei!