Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A história do chá


Também pertenço ao clube dos apreciadores de chá. Por isso aqui vai o meu contributo:

"O chá nasceu na China e segundo a lenda, através de uma casualidade. Em 2737 a.C. o Imperador Shen Nung sentou-se debaixo de uma árvore para descansar um pouco da jornada e beber uma taça de água, que mandou ferver pois adquirira, na altura, modernos conhecimentos de medicina e bebia água fervida para evitar as contaminações. No momento em que lhe traziam a taça de água fervida uma ligeira brisa soprou e umas folhas caíram na água, dando-lhe uma cor e um perfume delicado. O Imperador bebeu e deleitou-se com a nova e inesperada beberragem. A árvore era um chazeiro selvagem. Com cinco milénios de história, o chá foi desde sempre considerada uma bebida propícia à meditação, sendo uma das bases do pensamento Taoísta do qual surgiu o Budismo Zen. No séc. VII, pela mão do padroeiro do chá Lu Yu, que redigiu "O Clássico do Chá", considerado o primeiro Código do Chá, Lu Yu escreve que ao serviço do chá descobriu "a mesma ordem e a mesma harmonia que rege todas as coisas". "O Clássico do Chá" ficou para sempre inscrito na vida artística, intelectual e filosófica chinesa. Para os chineses o "Tchadô" - a Via do Chá "permitia aos homens alcançar a harmonia na verticalidade: o Céu, a Terra e o Homem. O chá chegou ao Japão através de monges budistas que tinham estudado nos mosteiros chineses a seita do Chan (Zen é a tradução japonesa). Um dos discípulos de Takeno Jô-ô, monge budista, Sem Rikkyû, sendo também um dos maiores devotos do "Tchadô", continuou e aprofundou a filosofia de vida do seu mestre e elevou-a a obra de arte. Baseada nos quatro princípios do "Tchadô": Wa, significa harmonia; Kei, respeito; Sei, pureza e Jaku, tranquilidade. Ainda hoje são eles que regem a famosa Cerimónia do Chá Japonesa. Ao longo da História, o chá foi protagonista de grandes aventuras marítimas na famosa Rota do Chá, onde navegavam os conhecidos "Clippers", tendo sido palco de manobras estratégicas de diferentes potências para adquirirem o controlo da distribuição e comércio do chá. O chá foi também protagonista em revoltas políticas, como a Boston Tea Party (séc. XVIII) que foi considerado o primeiro acto de guerra para a conquista da independência dos EUA."

Este texto foi retirado do site da First Flush, uma loja especializada em chás de todo o mundo que vale a pena conhecer. First Flush é o termo usado para definir um chá de elevada qualidade em termos de aroma e sabor, que pertence a uma "colheita fina" feita após as primeiras chuvas da Primavera. Sempre que em qualquer chá estiver inscrita a denominação Pekoe significa que foi feito a partir da primeira folha do chazeiro e do gomo terminal da planta. Pekoe, termo ocidentalizado de Pak-ho, que quer dizer "cabelo de recém-nascido".

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Qualquer dia o Prosimetron tem de promover o clube dos cházistas.
Fui espreitar o site do First Flush:
http://www.firstflush.pt/firstflush.html
Obrigada.

Anónimo disse...

Obrigada pela história do chá, bem como pelo site informativo.
Sempre me fascinaram a arte e a cultura orientais. Li alguns livros sobre o Budismo Zen e os seus monges.
Devido à herança greco-romana nunca me libertei da cultura ocidental. No entanto, continuo a admirar o Budismo Zen e a espiritualidade oriental.