Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

In Memoriam - Jennifer Jones


Jennifer Jones, actriz norte-americana, morreu ontem aos 90 anos. Nascida a 2 de Março de 1919, obteve 5 nomeações para os Óscares ao longo da sua carreira, tendo conquistado a estatueta dourada com "A Canção de Bernadette" (1943).

Entre os seus filmes, os meus favoritos são o drama de tempo de guerra "Since You Went Away" (1944), o parodiado Lust in the Dust, "Duelo ao Sol" (1946), com Gregory Peck, "Portrait of Jennie" (1947), com Joseph Cotten, "Stazione Termini/Indiscretion of an American Wife" (1954), de Vittorio de Sica e com Montgomery Clift, "Love is a Many-Splendored Thing" (1955), com William Holden e o remake de "Adeus às Armas" (1957), com Rock Hudson.

A sua marca em Hollywood ficou indelevelmente ligada ao seu segundo casamento, com David O. Selznick, o poderoso produtor que contava no seu palmarés, entre outros, "E Tudo o Vento Levou" (o primeiro casamento fora com Robert Walker, actor que protagonizaria "O Desconhecido do Norte-Expresso", de Alfred Hitchcock). O poderoso Selznick teve uma participação muito activa na escolha dos filmes de Jennifer Jones, o que levou a comunidade de Hollywood a minimizar o talento da actriz (uma tendência comum -- o mesmo acontecera com Norma Shearer, mulher de Irving Thalberg).

Casou uma terceira vez, com o magnata Norton Simon. Dos seus três filhos, apenas lhe sobrevive um, do primeiro casamento.

Talvez agora seja uma boa altura para recordar o talento de Ms. Jones.

4 comentários:

ana disse...

Gostava dela!

Anónimo disse...

Uma fã,
M.

LUIS BARATA disse...

Menos uma estrela na Terra. E depois do casamento com o milionário Norton Simon dedicou-se a uma intensa obra filantrópica através da fundação Norton Simon. RIP.

Ecylda disse...

Uma atriz maravilhosa, além de linda e talentosa.Ví quase todos os seus filmes, com destaque para "Duelo ao Sol", com Gregory Peck, outro artista fenomenal.Fiquei perplexa ao ler que, após a morte de seu segundo marido, David Selznick, ela se atirou de um penhasco para se suicidar, esteve em coma mas se recuperou.A filha dela com David se jogou do oitavo andar e se suicidou.