Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Um livro para ... : João Soares

Tudo neste livro é desmesurado, tal como o projecto de Stanley Kubrick que o inspirou. O genial realizador andou anos obcecado com Napoleão, pesquisou, correu os antiquários, comprou tudo o que pôde, visando fazer o filme de Napoleão- abarcando toda a vida do imperador, da Córsega até ao generalato aos 20 anos e tudo o mais que se conhece. Um sonho que ficou por cumprir, designadamente pelos custos associados que nenhum grande estúdio de Hollywood quis suportar. Até porque na época nada era feito por computador- estava acordado com Ceausescu que a cavalaria romena seria "alugada" para fazer as batalhas...
O livro que agora a Taschen publica documenta exaustivamente as ideias de Kubrick, e são na verdade vários livros num- a encadernação que vemos é na prática uma caixa, e é o fruto do trabalho de três anos da historiadora do cinema Alison Castle. E quanto a actores, ficamos a saber que o actor pensado por Kubrick para o protagonista era David Hemmings e Audrey Hepburn como Josefina.

- Stanley Kubrick' s Napoleon, The greatest movie never made, edição limitada trilingue de 1000 exemplares, €500, Taschen.

3 comentários:

JP disse...

LB: Mas era um livro que te custava oferecer ou, pelo menos, compravas outro para ti, não? :)

ana disse...

Este também deve ser interessante!

João Soares disse...

Pois muito agradecido!