Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

As estrelas suecas


Estou a terminar a série Millenium (com mais de um ano de atraso, eu sei), do genial Stieg Larsson. E como fiquei rendido ao policial sueco, que afinal goza de grande tradição, vou aproveitar a embalagem e passar de seguida para "A Princesa do Gelo" (2009), de Camilla Lackberg. Apelidada da "nova Agatha Christie que vem do frio", esta autora apresenta-nos um policial de estrutura clássica que se centra no aparecimento de um corpo de mulher numa pequena cidade, cuja descoberta vai abalar a pacatez local... Parece que o livro revela o quanto a sociedade sueca vive das aparências, do que parece bem, escondendo os seus podres, nomeadamente na sustentabilidade das relações humanas.
Mais direccionado para o funcionamento hipócrita das instituições, Stieg Larsson também fez do tema esquema central para desenvolver fabulosas personagens na sua triologia.

4 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Está a aguçar-me o apetite. Os dias só têm 24 horas e quase 1/3 deles é passado a dormir.

Anónimo disse...

Ainda nem li Stieg Larsson.
M.

ana disse...

Não conheço. Gosto de policiais mas nunca li nada desta escritora.

LUIS BARATA disse...

O policial sueco é de tradição relativamente recente, embora esteja a recuperar o tempo perdido...
É uma pena que a viúva "de facto" e o pai e o irmão do Larsson não se entendam para que seja terminado e publicado o quarto volume da Millenium. Lá como cá, um dos calcanhares de Aquiles das uniões de facto é a questão sucessória...