Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em torno de Robert Schumann

A Saxónia iniciou as comemorações oficiais do bicentenário do nascimento de Robert Schumann. Em Zwickau, cidade natal do compositor, foi inaugurada uma exposição no Robert-Schumann-Haus no passado dia 1 de Janeiro, com vista a divulgar a obra editorial da família Schumann: August Schumann, pai de Robert, foi o primeiro editor de livros de bolso na Alemanha.

No mesmo espaço, seguiu-se o concerto de Ano Novo que contou com a presença do tenor russo Sergej Sanatorow que interpretou, em russo, Lieder de Robert Schumann e Sergej Rachmaninow. O programa do recital pretendia assim recordar uma viagem do casal Robert e Clara à Rússia no ano de 1844. A organização deste recital convidou Sanatorow, artista invisual, por ocasião do bicentenário do nascimento de Louis Braille (1809 – 1852), contemporâneo de Schumann.

As celebrações em Zwickau estender-se-ão ao longo de todo o ano. O mais célebre cidadão desta localidade será homenageado através de diversas iniciativas, entre elas, recitais de canto, concertos sinfónicos e de câmara, a representação da única ópera de Schumann (Genoveva), exposições e a realização de vários concursos musicais. Ponto alto das festividades será um concerto a 8 de Junho, data de nascimento de Robert Schumann, que ficará a cargo da Staatskapelle de Berlim sob a direcção de Daniel Barenboim que, em 2005, recebera o prémio Schumann desta cidade, destinado a galardoar individualidades da música clássica.

2 comentários:

ana disse...

Este ano é o ano dos músicos, contando com Chopin. Gosto das interpretações de Rachmaninow e de Schumann, naturalmente.

ana disse...

Não conheço Sanatorow, vou procurar saber mais dados.
Obrigada Filipe!