Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Biografias, autobiografias e afins - 58

O meu primeiro contacto com Ana de Áustria foi seguramente através da leitura de Os Três Mosqueteiros na adolescência. Se bem se lembram, é a honra da sua rainha que os mosqueteiros visam salvar recuperando os diamantes que ela entregara ao duque de Buckingham, enquanto que o cardeal de Richelieu e Milady de Winter manobram para perder a rainha perante Luís XIII que havia oferecido a Ana os ditos diamantes.
Muito mais tarde, outras facetas da infanta espanhola rainha de França me haveriam de interessar, como por exemplo saber ela teria sido ou não amante de Mazarin, o segundo cardeal mais influente da história francesa, pormenor não despiciendo perante o "milagre" que foi o nascimento de Luís XIV...
Dizem as recensões que esta é a mais completa biografia já publicada sobre a mulher de Luís XIII e mãe de Luís XIV, abordando a sua infância e educação na corte espanhola, a sua casa, e o gosto pelo luxo e pela arte.

- Anne d' Autriche, infante d' Espagne et reine de France, Chantal Grell, Perrin, 450p, €56.

2 comentários:

MR disse...

Preparando-se...

JP disse...

Sempre ouvi as atoardas (ou não) mazarinistas em tempo posterior ao do nascimento de Luís XIV. A história da tempestade tem mais piada...

Já agora, recorde-se que o título do livro devia (podia) tb dizer Infanta de Portugal. É que a própria usou as armas de Portugal, no meio da sua confusão austro-burgundo-hispânica.