Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A última imperatriz

- Não consegui identificar o autor deste.
- Pintado por Catherine Karl, que deixou umas memórias do tempo passado em Pequim.

Já que se lembrou o último imperador da China, é justo que se lembre a última imperatriz, a extraordinária Cixi(1835-1908) ( ou Tsu' Hi, já que há várias grafias e nomes para a distinta senhora ), que de concubina chegou a imperatriz e governou a China durante quase 50 anos.
As perspectivas sobre a sua pessoa e o seu governo variam muito, conforme se pode ver pelas várias biografias disponíveis, algumas até traduzidas em português, mas a verdade é que sem o génio político dela a China teria soçobrado logo após a supressão da Revolta Boxer perante a ganância das potências ocidentais. Foi reformista demasiado tarde, quase no fim da vida, e o seu último acto foi designar como imperador o seu sobrinho-neto, Pu-Yi, o último imperador.
O seu túmulo foi reconstruído em 1949, depois de ter sido profanado 20 anos antes, e dizem que é um dos mais impressionantes dos Túmulos Imperiais.
Será que o nosso Jad já o viu?

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Lembrei-me agora que foi ela que mandou construir o fantástico "barco de mármore" e muitos outros edifícios no complexo do Palácio de Verão que o Jad já assinalou.

Miss Tolstoi disse...

Acho que li uma biografia-romaceada sobre ela. Tenho a vaga impressão de que não valia grande coisa, daí não me lembrar do título, embora me recorde da capa do livro.

Miss Tolstoi disse...

... biografia-romanceada...

Anónimo disse...

Não vi... Só estive no quarto dela no Palácio de Verão. Ficou famoso o seu carro (Mercedes) que só fez uma viagem... não gostou de levar uma pessoa, na sua frente, ao mesmo nível. Só estava habituada a ser olhada de lado... O carro está num Museu.
Infelizmente o Museu Nacional está fechado... para obras...
Jad

Miss Tolstoi disse...

Desconhecia essa história do Mercedes.