Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Crónicas de Pequim - 1

por Jad, o nosso enviado a Pequim

O dia começou com muito, muito frio, pelas 6.30 da manhã. Destino: praça de Tian'anmen.... e o meu primeiro pensamento foi para os mártires da Liberdade. 20 anos passados. Fui ver o içar da bandeira... embora não tivesse grande vontade todos diziam que não se podia perder. Mas podia-se perder... é apenas uma exaltação dos valores da pátria chinesa que pode fazer sentido para os seus apoiantes.... mas que para mim não fez nem faz... embora tenha visto o nascer do dia (o que é raro)... e fiquei com os pés gelados. Ultragelados. Congelados (hoje fui comprar uns sapatos para a neve)...


Túmulo de Mao (Praça de Tian'anmen) ao nascer do dia.

Não fui só eu que gelei... o Lago Zhonghai também.

Visitámos a Cidade Proibida que espreitava do outro lado do muro da Praça de Tian'anmen. Gostei. Os diferentes edifícios que se sucedem são um verdadeiro espanto.



A Cidade Proibida para lá do muro.

Sala do Trono.

E todos os telhados são decorados com o cortejo imperial que pode ter 3 a 10 figurantes (primeiro e último não entra na contagem). Os de 10 só aparecem nas edificações do imperador...

E outra das salas... Cada sala é um pavilhão espalhado no jardim da cidade.

Limpando a neve...

6 comentários:

LUIS BARATA disse...

Lembro-me sempre do pobre Pu-Yi que acabou como jardineiro. Uma vida que parece uma fábula: de imperador a jardineiro.
Gostava de visitar a Cidade Proibida.
Esperamos mais relatos do "intrépido repórter".

MR disse...

Não sabia, mas quando comecei a ler o comentário do Luís, pensei que tinha acabado em limpador de neve.

MR disse...

Apesar do meu desinteresse pela China, também gostava de conhecer a Cidade Proibida. Com um tempo mais ameno.

Acho que os sapatos para a neve ainda vão fazer jeito!...

Miss Tolstoi disse...

Isto é que é um blogue, com correspondentes no mundo inteiro.
E uma foto dos sapatinhos? MR, ponha-os nas Elegâncias!

JP disse...

MR, jardineiro no Verão, limpador de neve no inverno, que o elevado número de nacionais não permite ainda assim empregos a meio ano...
A sala do trono lembrou-me o final do filme.

MR disse...

Ontem, quando coloquei o post do Jad, escrevi: «Era suposto colocar duas fotos que não chegaram e para as quais o nosso correspondente enviou estas legendas: [...]»
Referia-me às duas primeiras fotos que chegaram hoje e acabei de colocar.