Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de março de 2010

Antes que o dia acabe- Jorge Sousa Braga!

Jorge Sousa Braga é um poeta que não fazia parte das minhas leituras. Conheci este poeta e o poema, abaixo transcrito, através de Margarida Elias de onde o tirei e a quem agradeço! Nada podia casar tão bem no dia simultaneamente da árvore e da poesia. Jorge Sousa Braga é médico e poeta, nasceu em 1957 em Cervães, Vila Verde.

As árvores e os livros

As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
-
E são histórias de réis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.

Jorge Sousa Braga

9 comentários:

APS disse...

E sabe, a Ana, o nome dum dos primeiros livros deste poetobstetra, publicado em 1981?!

MR disse...

«O século vinte é um vasto deserto de poços de petróleo. Perfurei o solo da minha terra mas o que me saiu foi um jacto de poemas.»
Jorge de Sousa Braga - Plano para salvar Veneza. Lisboa: Fenda, 1981, p. 5

Gosto bastante de Jorge de Sousa Braga. Já coloquei no blogue algumas traduções/versões de poesia de sua autoria.

ana disse...

MR,
Então já tinha lido mas não me lembrava.
Vou tentar arranjar o título que indica.
Obrigada!

APS,
Li na net: O Poeta Nú!:)

ana disse...

Andei à procura do poeta e vi que até eu já tinha colocado um poema dele, retirado do poemário da Assírio & Alvim.
Não sei mas parece que o redescobri...
Só quando estamos despertos é que registamos. Adorei este poema que conheci através de Margarida Elias.
:)

APS disse...

And the winner is!....:
"De manhã vamos todos acordar com uma pérola no c..."
e como dizia o José Régio, glosado por mim, uma vogal "que terei pudor de contar seja a quem for..."

MR disse...

Ele tem verdadeiras pérolas (sem ironia da minha parte, mas irónicas), como aquele «Escrito na margem de um rio», do referido livro.

Miss Tolstoi disse...

:)
"O poeta nú" é o poema do "Strip-tease"?

Miss Tolstoi disse...

Vou procurá-lo para o colocar.

Miss Tolstoi disse...

STRIP-TEASE

Quanto mais me dispo
menos nu
me sinto

Jorge de Sousa Braga