Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 24 de março de 2010

Steve McQueen


Steve Mc Queen faria hoje 80 anos.

Nascido em Beech Grove (Indiana) a 24 de Março de 1930, Terence Steven McQueen viveu uma infância e juventude conturbadas, augurando a imagem de rebeldia que viria a representar como adulto no grande écran. A viragem decisiva ocorre em 1952, quando Steve presta uma prova de seu talento no célebre Actor’s Studio de Lee Strasberg em Nova Iorque onde inicia a sua aprendizagem para actor. Via Broadway chega à Sétima Arte: participa em várias películas low-budget, entre elas, em The Blob de 1958 que desperta o interesse de produtores influentes. É-lhe proposto o papel de Josh na série televisiva Wanted: Dead or Alive, e Steve torna-se conhecido junto de um vasto público nos Estados Unidos.


A primeira aparição cinematográfica de destaque dá-se em 1961: McQueen integra o elenco dos Magnificent Seven de John Sturges. Em The Great Escape de 1963, protagoniza um soldado americano que, juntamente com outros presos militares, tenta a fuga de um campo de prisioneiros de guerra. O heroísmo de Steve, ao fugir de mota, eternizou-se como um dos momentos inesquecíveis de acção da História do Cinema. E Cincinatti Kid de 1965 consolida a posição de McQueen no estrelato de Hollywood.
Seguem-se convites para filmes como Bullit, ao lado de Jacqueline Bisset, e The Thomas Crown Affair em 1968, em que Steve convence o espectador pela organização inteligente de um assalto a um banco, e Faye Dunaway pelo charme e poder de sedução … Thomas Crown vale a (única) nomeação para um Óscar.



Steve McQueen entrou na História de Hollywood como protótipo de um rebelde cool, determinado e, à luz do público feminino, irresistível. Na vida particular, correspondia igualmente a este cliché: os três matrimónios foram acompanhados de diversos affairs. Com James Garner ou Paul Newman, partilhava o fascínio por corridas de automóvel em circuitos, como o de Le Mans.
O reverso da medalha não se fez esperar: em 1980, durante as filmagens de The Hunter, é-lhe diagnosticado um cancro. Steve Mc Queen viria a falecer poucas semanas depois, vítima de ataque cardíaco. Tinha 50 anos.

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Um giraço!

ana disse...

Gostei de ler. Boa lembrança!

Rose disse...

Pra mim vc foi o melhor. Saudades.