Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 26 de março de 2010

Aquisições recentes - 13

Interrompo a série dos livros comprados em Paris, que além do mais tenho negligenciado, a favor deste livrinho ( só pelo peso e preço assim lhe chamo, não pelo conteúdo) que comprei há dias. Interrupção que se justifica por estarmos a uma semana da Páscoa. Planeio ler estas 120 páginas durante os próximos dias.
E de que trata o livro? Dois filósofos franceses de nomeada dedicam-se neste ensaio histórico-filosófico a explicar o "misterioso" sucesso do Cristianismo: de pequena seita nascida no seio do Judaísmo a religião oficial do Império Romano com vocação, como se viu, de universalidade.

Da contra-capa: « Scandale pour les Juifs, folie pour les Grecs»: voilà comment Saint Paul désignait le christianisme. Comment expliquer que ce scandale et cette folie aient pu finalement s' imposer à l' Empire romain? Comment le christianisme a-t-il pu passer du statut de secte à celui de civilisation?

- La Tentation du christianisme, Luc Ferry e Lucien Jerphagon, col. biblio essais, Le Livre de Poche, Grasset, 2009, €5.

2 comentários:

MR disse...

Aguardo recensão.

ana disse...

Deve ser curioso!