Prosimetron

Prosimetron

sábado, 27 de março de 2010

Da Alma...

Guilherme de Faria, O sonho de Alma Welt com o Pavão Misterioso
x

Óleo s/ tela , 100x100cm, coleção Instituto Paulo Galdêncio, São Paulo, Brasil.

Após MR colocar as citações sobre as "Paixões da Alma" de Descartes deu-me vontade de o ler. Confesso que há uma parte de Descartes que não me agrada e tem a ver com algumas das suas críticas aos antigos, que adoro. Já foi há uns anos que li este livro, pode ser que o meu crescimento se apazigue com o filósofo.

ART. 64 - A benevolência e o reconhecimento

Mas o bem praticado por outros desperta a benevolência para com eles, ainda que não tenha sido feito a nós; e quando o é, à benevolência juntamos o reconhecimento.

Descartes, Discurso do Método. & As Paixões da Alma, Lisboa: Sá da Costa, 2008, p. 119.
Obrigada MR.

4 comentários:

MR disse...

«Duvidando chegamos à verdade» (penso que é de Cícero). Não estará aqui a origem (se assim posso dizer) da dúvida cartesiana?

ana disse...

Sim, é esse o objectivo do "Discurso do Método" mas, na altura não perdoei ao Descartes. Acho que está perdoado.

ana disse...

Esqueci-me de dizer que na altura já sabia que a crítica/dúvida metódica era o resultado do espírito renascentista mas...

Anónimo disse...

Dubitando ad veritatem pervenimus. [Cícero, Tusculanae Disputationes 1.30.73]