Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 20 de julho de 2010

Citações - 101


O capitalismo foi longe de mais?
O capitalismo vai sempre longe de mais. É a sua natureza. O capitalismo, na sua forma pura, se é que ela existe, já tinha colapsado em 1929. O que foi reconstruído, nos EUA, entre os anos 30 e 80, foi um sistema misto, com um setor público muito mais forte. O esforço de regressar ao capitalismo pré-1929, desregulamentado e sem supervisão, conduziu muito rapidamente à repetição do desastre de 1929.
Os governos do mundo aprenderam alguma coisa com esta crise?
Não. Infelizmente, não. Não há sinais visíveis de aprendizagem,a nível governamental. É triste dizê-lo, mas é a verdade.
Passada a tempestade, voltaremos às tentativas de regressar ao capitalismo pré-1929?
Existem muitas pressões para retomar o caminho da desregulamentação e diminuição do peso do Estado. O ataque ao Estado-Providência em curso na Europa é isso mesmo.
( Excerto da entrevista ao economista James K Galbraith, na Visão. )

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

"Existem muitas pressões para retomar o caminho da desregulamentação e diminuição do peso do Estado. O ataque ao Estado-Providência em curso na Europa é isso mesmo."
Qualquer dia estamos na selva.
E voltamos sempre à mesma: os neoliberais querem "Menos Estado!", mas quando os bancos abrem falência, quem paga? Quando as empresas estão em crise, viram-se para onde?
Se não houvesse Estado-Providência, onde estava a Europa hoje, com tanto desempregado?
O que se passa nos EUA com o sistema de saúde e o sistema de ensino? Por alguma razão Obama fez bandeira eleitoral do Sistema de Saúde e lá conseguiu aprová-lo. Clinton já o havia tentado.
Hei-de ler esta entrevista.

LUIS BARATA disse...

Vale a pena ler a entrevista.A crise económica, causada sobretudo pelos excessos do capitalismo(a crise do subprime), está a servir de álibi para um salto em frente que não se compreende.

MR disse...

Um salto em frente? Ou vários saltos atrás?
Acho que já em tempos falei sobre o que Miss Tolstoi refere.
Sempre me irrita quando vejo os tipos do "Menos Estado!", como a CAP, etc., quando há seca, granizos, etc., virem logo pedir ajuda ao Estado.
E agora chegámos aos bancos, o que não se fosse trágico seria irónico.
Quanto ao SNS que, apesar das falhas, ainda é dos que funciona melhor na Europa, querem rebentar com ele por causa das seguradoras. Vejam, por exemplo, o que se passa na Suíça. E também no respeitante à Segurança Social.
As pessoas a pagarem seguros de saúde elevadíssimos (que nem nos passa pela cabeça) e os bancos a falirem e as reformas a evaporarem-se.