Prosimetron

Prosimetron

domingo, 18 de julho de 2010

Escritores-fantasmas

A propósito do filme de Polanski, recentemente estreado, O Escritor Fantasma, o último JL dedicou algumas das suas páginas a este tema. Os escritores-fantasmas para quem não saiba são escritores que escrevem livros na primeira pessoa em nome de outros, especialmente personalidades do mundo do desporto e do espectáculo. Fiquei a saber que hoje também já se escrevem romances nos mesmos moldes.
O JL entrevista alguns escritores-fantasmas, como João Pedro George e Sara Rodrigues e refere «o célebre caso do francês Paul-Loup Sulitzer, que depois de ter ganho prémios e tudo, viu a sua autoria a descoberto, quando se suspeitou, em directo, no programa televisivo Apostrophes, de Bernard Pivot, que os seus aclamados livros tinham saído da pena de um ghost writer(14 Jul. 2010, p. 10) Desconhecia este caso. Mas o artigo não fala, por exemplo, de dois escritores conhecidíssimos: Enid Blyton e Alexandre Dumas.
Segundo se diz, Enid Blyton teria uma ou mais pessoas que teriam escrito alguns dos seus livros, mas que nunca deram a cara.

Auguste Maquet, litografia de C. Faber, 1847
Quanto a Alexandre Dumas, há dúvidas se Auguste Maquet seria apenas seu colaborador ou se teria sido um ghost writer.

9 comentários:

APS disse...

Oportuno e muito curioso.

Miss Tolstoi disse...

Desejo que os "ghost writers" não tenham o fim trágico dos do filme do Polanski que é fantástico. Final inesperado. Quando tudo já apontava numa direcção...

E como se chama os escribas de serviço aos discursos (etc.) dos ministros (etc.)? Funcionários...

Miss Tolstoi disse...

Faltava uma letra em: "E como se chama aos escribas..."

LUIS BARATA disse...

Não me surpreendeu o final. E não tinha lido o livro.Mas são muitos anos de Le Carré e afins... :)

LUIS BARATA disse...

Maquet e os outros que Dumas utilizou, o que em nada diminui o seu brilhantismo já que sabemos os moldes da colaboração, eram os "négres", expressão que diz tudo... Aliás, ainda hoje é o termo usado em França.

Miss Tolstoi: Normalmente chamam-se assessores, e sempre há um ou dois vocacionados para essa escrita...

APS disse...

(Oxalá eu não feche o círculo!...)
Nunca ninguém confirmou, até hoje, nem desmentiu que grande parte dos discursos de Sá Carneiro terão sido escritos por Ruben A..
Isto pode,talvez, ajudar a entender algumas coisas...

Anónimo disse...

Não sabia do Ruben A. ter servido de escritor-fantasma (para continuar na onda de Miss Tolstoi) a Sá Carneiro. Muito interessante!
M.

Miss Tolstoi disse...

Luís Barata eu sei que são os assessores para os PR, PM e ministros, mas não deixam de ser funcionários... e una fantasmas conhecidos. :)
APS, também não sabia do Ruben A.

Anónimo disse...

V.M.G. escreveu alguns para Ramalho Eanes.
J.