Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de agosto de 2010

Lucius Cornelius Bocchus


Especificando que se trata de um "escritor lusitano da idade da Prata de literatura latina" ou "escritor lusitano da idade de Prata da literatura latina" aparece anunciado um colóquio internacional em Tróia (a Embaixada de Espanha diz que é de 5 a 8 de Outubro e a Academia Portuguesa de História nos dias 6,7,8 e 9 de Setembro de 2010) sobre "Lucio Cornelio Boco" ou "Lucius Cornelius Bocchus".
Segundo a comissão organizadora "o Colóquio pretende valorizar a vida e a obra deste escritor natural da Lusitânia, para actualizar os escassos conhecimentos existentes sobre este autor quase desconhecido"... mas com esta publicidade acho que vai continuar desconhecido. Nem se conseguem conhecer as datas da sua vida.
Já agora, confirmei junto de Espanha e o Colóquio é mesmo em Outubro e não em Setembro como diz a Academia Portuguesa organizadora, mas de 6 a 8.

3 comentários:

MR disse...

A Academia Portuguesa de História no seu melhor.
Já agora gostava de saber quem é Lúcio Cornélio Boco.

Jad disse...

Depois de muito procurar cheguei à conclusão de que se trata de um escritor de "ouvido"... isto é, só se conhece o que os outros dizem ter conhecido. É citado por Plínio e Solino e terá transmitido no "mundo clássico" a cultura literária dos Tartessos (a mais antiga da Península Ibérica). Mas agradeço mais informações.

APS disse...

Isto anda tudo um bocado torto,JAD.
É a Justiça, é a Educação...porque é que a A.P. de H. havia de andar direita?
Em Roma, sê romano...