Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Uma Exposição...

Fui à Fundação Calouste Gulbenkian ver a exposição Res Publica Face a Face, 1910-2010. Encantaram-me as diferentes abordagens. É uma exposição original e, em alguns aspectos, provocadora. Das exposições sobre o centenário da República quevisitei foi a que rotulei de mais inovadora. Isto é, não é a mera narração dos acontecimentos mas, sim, vários olhares de artistas portugueses e estrangeiros. O seu espólio é constituído por ilustrações, livros, cerâmica, quadros, instalações, fotografia, espaços com video-projecções... e espero não me ter esquecido de nada.
x
Escolhi três aspectos que me deliciaram. O primeiro, reporta-se à escrita, o segundo à imagem e à música e o terceiro à arte de Rafael Bordalo Pinheiro. Vi um quadro de Paula Rêgo que gostei e um tríptico denominado Banquete (no Estado Novo) mas, a minha máquina morreu sem energia e não fotografei.
x
Afago, de Silvia Moreira, um canção hebraica de embalar na voz de Ruth Rosengarten, linguagem gestual de Liliana Alves. Parece uma dança de embalar e é bela! Tentei encontrar no Youtube mas nada...



De André Romão - Modelo para uma Escultura Retórica (Nota: a escrita encontra-se com um risco/traço sobre as letras deixando livre, o que aqui pus a vermelho)

PARA CONDUZIR O MEU POVO
AO OLIMPO DO BELO DIVINO, ONDE
DE FONTES PERENEMENTE JOVENS
BROTA O VERDADEIRO COMO TUDO
O QUE É BOM, AINDA NÃO TENHO HABILIDADE
SUFICIENTE. MAS APRENDI A USAR
A ESPADA
E PARA JÁ DE NADA MAIS
PRECISO.
A NOVA ALIANÇA DOS ESPÍRITOS
NÃO PODE VIVER NO AR. A SAGRADA
TEOCRACIA DO BELO TEM DE HABITAR
NUM ESTADO LIVRE E ESSE PRECISA DE
ESPAÇO NA TERRA E NÓS CONQUISTAREMOS
ESSE ESPAÇO
COM CERTEZA

André Romão, Modelo para Escultura Retórica
O Estado a partilha de Hyperion, 2009


Rafael Bordalo Pinheiro, Les Murs ont des Oreilles


Gostei imenso desta orelha, floreira, c. 1884-1905, Museu da Cerâmica.

"As paredes têm ouvidos" é uma frase intemporal.


Informações retiradas na exposição que vai estar aberta ao público até 16 de Janeiro de 2011. Lisboa.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

Ó se têm, até na net. Gostei da peça apresentada.

ana disse...

Obrigada. :)