Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Liszt - Consolation No. 3. O egoísmo a única qualidade real...

Após o post de Luís sobre o Dia Internacional Pela Erradicação da Pobreza... os pensamentos voaram até Fernando Pessoa e Liszt.
A única realidade social é o indivíduo
1. A única realidade social é o indivíduo, por isso mesmo que ele é a única realidade. O conceito de sociedade é um puro conceito; o de humanidade uma simples ideia. Só o indivíduo vive, só o indivíduo pensa e sente. Só por metáfora ou em linguagem translata se pode aludir ao pensamento ou ao sentimento de uma colectividade. Dizer que Portugal pensa, ou que a humanidade sente é tão razoável como dizer que Portugal se penteia ou que a humanidade se assoa.
(...)
Sendo o indivíduo a única realidade social, é o egoísmo a única qualidade real, embora, por disfarces vários e artifícios diversos se construíssem, no decurso da evolução social (não digo do progresso, porque não sei — nem ninguém sabe — se existe progresso) sentimentos altruístas, afinamentos dos instintos.
(...)
1915?
Textos Filosóficos . Vol. I. Fernando Pessoa. (Compilados e prefaciados por António de Pina Coelho.) Lisboa: Ática, 1968 (imp. 1993), p. 198.

Sem comentários: