Prosimetron

Prosimetron

domingo, 31 de julho de 2011

Doçaria tradicional - 12


Ontem comprei uma caixa de pastéis de feijão, cujo conteúdo tenho vindo a comer. Fui procurar a sua história que era para complementar com a receita retirada de um dos meus livros de cozinha. Mas não foi preciso. Encontrei tudo em: http://www.cm-tvedras.pt/visitar/turismo/pasteis-feijao/
«Nos finais do século XIX, vivia na Vila de Torres Vedras uma ilustre senhora, D. Joaquina Rodrigues, que possuía uma receita de uns deliciosos pastéis, feitos com requintes de mestria, com que brindava os seus familiares e amigos.
«D. Maria aprendeu muito bem a lição e passou a fabricar os pastelinhos por encomenda, sendo ela a primeira pessoa a comercializá-los.
«No entanto, a receita também foi divulgada entre os familiares de D. Joaquina e, assim, uma parente de nome Maria Adelaide Rodrigues da Silva, na intimidade conhecida por Mazinha, também aprendeu a arte de fabricar os pastéis de feijão.
«A gentil Mazinha, como era conhecida por todos, casou entretanto com o Sr. Álvaro de Fontes Simões, alcunhado de Pantaleão, que decidiu explorar comercialmente os doces. Assim, nasceram os pastéis de feijão da marca "Maria Adelaide Rodrigues da Silva", que alcançaram um estrondoso sucesso que se estendeu para muito além da região de Torres Vedras.
«Posteriormente, começaram as pastelarias da terra a dar fabrico próprio aos famosos pastéis, segundo receitas da sua autoria, mas sempre com a amêndoa e o feijão por base.
«Por volta de 1940, um filho do Sr. Álvaro Simões, Virgílio Simões, montou uma fábrica especificamente destinada ao fabrico dos pastéis. Nasciam os muito conhecidos pastéis "Coroa". Esta fábrica incrementou de tal modo a produção que o seu proprietário decidiu mecanizá-la.. Em 1973, já trabalhavam na fábrica 14 empregados e eram produzidas 250 dúzias diárias.
«De seguida, uma irmã do Sr. Virgílio e igualmente enteada da "Mazinha" , a D. Vigília, criou uma nova fábrica, que baptizou de "Brazão", o seu apelido matrimonial. Tendo cessado a laboração em 1960, a marca seria vendida já nos anos 80, passando os pastéis a ser fabricados no lugar do Bonabal, agora com o rótulo de "Brazão".
«Em meados do século, o pastel de feijão tinha-se assumido universalmente como o doce de Torres Vedras.
«Devido ao desenvolvimento das indústrias artesanais, existem, actualmente, em Torres Vedras várias fábricas de Pastéis de Feijão.
«Deixamos os ingredientes para que não restem dúvidas e convidamo-lo a provar este óptimo doce cujo processo de certificação está a dar os primeiros passos.»

RECEITA
Ingredientes para 24 Pastéis de feijão:
500 gr de açúcar pilé
125 gr de polme de feijão branco
125 gr de miolo de amêndoa
12 gemas de ovo e uma pitada de sal.»

Já que o Jad anda numa de vinhos - quem diria?! -, porque não acompanhar o último pastel com este delicioso vinho, que nos foi dado a conhecer por HMJ e APS?
Tenho de beber moderadamente para não me descompor. :)))
A garrafa cá de casa é de 2007.

1 comentário:

APS disse...

Minha Querida Amiga:
Se eu tivesse poderes como a Manuela Ferreira Leite, do "Portugal dos Pequeninos", e chefiasse as Ordens Honoríficas
(não sei se inclui a Ordem de Malta que, como a Ilha de Chipre, tem belíssimos Vinhos) não hesitaria em nomeá-la Irmã da Confraria, porque aprecia com equilíbrio e justeza, as nossas riquezas enológicas. E sempre me mereceram respeito e afecto as Mulheres que apreciam Vinho.
Hip, hip, hurrah!
A. S.