Prosimetron

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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jóias na pintura - I

As jóias são um símbolo de posição social. Revelam, no meu entender, a beleza e a minúcia do pintor, para além da vaidade do retratado.



Hans Memling, (?- 1494) Retrato de Maria Baroncelli, c. 1470



Óleo sobre madeira, 42,2 x 32,1 cm, Metropolitan Museum, Nova Iorque



Na mão tem um anel com duas pedras, "uma negra e outra vermelha".




"Maria Baroncelli tinha apenas catorze anos quando se casou com Tommaso Portinari já com trinta e oito anos".


Ao pescoço tem um colar "composto por flores de cinco pétalas que têm ao centro maciças pedras preciosas dispostas nun colar de ouro".

Notas retiradas de Metropolitan Museum, Nova Iorque, Milão: Everest Editora, 2006, p. 37.

6 comentários:

MR disse...

Lindo colar.

ana disse...

Obrigada, MR.
Agora ando a admirar a minúcia dos pintores na beleza das jóias.
:)

Joana disse...

Ana,

Que maravilha!

As jóias também são uma perdição, digo eu, apreciadora possessiva confessa. ;)

Já sabe certamente, mas se analisar os quadros das rainhas terá muito que admirar e simultaneamente com que nos deliciar.

Jinhos.

ana disse...

JJ,
Também partilho desse gosto como viu.:)

Das rainhas sim, muito havia para analisar, talvez um dia.
Agora a viagem é menos ambiciosa por falta de tempo.

Por enquanto, é apenas a partilha da beleza que leio em curtos intervalos entre livros.
Bjs. :)

ana disse...

JJ,
Obrigada pela visita e esta postagem também se prende com a vontade de viajar. :)

Miss Tolstoi disse...

Parecem-me pérolas.