Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Em busca de um rosto - 1

No post sobre Amato Lusitano falei do frontispício gravado por Conrad Meyer (1618-1689) que precede o tomo I, da obra de Johann Bauchin e de Johann Henrich Cherler, Historia plantarum uniuersalis noua, et absolutissima cum consensu et dissensu circa eas. [...], publicada em  Ebroduni [= Yverdon], [s. n.], em 1650.  

O frontispício é adonardo com diferentes representações, umas temos a certeza que são inventadas, as que se referem aos homens do passado mais longínquo; outras pode-se colocar a dúvida se são reproduções de imagens conhecidas e contemporâneas aos próprios retratados ou uma invenção realizada em meados de seiscentos, quando passavam pelo menos duas gerações anos depois da morte de cada um dos representados.  
Vamos ver as figuras representadas que viveram no século XVI. No lado direito temos um medalhão com três personagem, com a legenda: Fuchsius, Gesnerus e Dalechampius. Quem são?

Fuchsius: Leonhart Fuchs (Wemding, 17 de Janeiro de 1501 – Tübingen, 10 de Maio de 1566) foi um médico alemão e uma das principais figuras ligadas à botânica.

Gesnerus: Conrad Gessner (também Konrad Gessner, Conrad von Gesner ou Conradus Gesnerus) (Zurique, 26 de março de 1516Zurique, 13 de dezembro de 1565) foi um naturalista suíço. A sua obra Historia Animalium, em três volumes (1555-1558), é considerada como marcante para o princípio da zoologia moderna.

Dalechampius: Jacques Daléchamps ou D’Aléchamps (Caen, 1513 - Lyon, 1588) foi um médico, botânico, e naturalista francês.


 De Conrad Gessner temos uma outra imagem igualmente desenhada por Conrad Meyer, que repoduzimos ao lado. É relativamente fácil concluir que se trata da figura retratada no centro do medalhão. A mesma fisionomia, o mesmo tipo de barba e, inclusivê, o mesmo tipo de chapéu. 















De Leonhart Fuchs temos uma pintura de 1542 que serviu de modelo a quase todas as outras representações.  Repare-se no formato da barba, mais comprida de cada um dos lados do que debaixo do queixo.
Parece fácil dizer que corresponde à terceira figura dos laudeados no frontespício em estudo.













 Por exclusão de partes o terceiro representado, o primeiro da série, tem de ser Jacques Daléchamps.
Procurou-se uma imagem contemporânea e temos uma de 1573, o formato da barba não é o mesmo, mas a fisionomia é muito semelhante. Mas de resto, era o único, dos três representados no medalhão, ainda não confirmados.



Voltemos então ao medalhão: da esquerda para a direita temos: Jacques Daléchamps, Conrad Gessner e Leonhart Fuchs e como é que os nomes aparecem indicados? exactamente na ordem inversa: Fuchsius, Gesnerus e Dalechampius.
Muitas vezes acontece, a quem está a abrir uma gravura, esquecer que a ordem de observação do impresso é exactamente a inversa. Será isso que aconteceu?

2 comentários:

ana disse...

Interessante!

MR disse...

Isto promete. Boa sorte! :)