Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Desconhecia...

Hoje, na FNAC, vi este livro adaptado/traduzido por Lawrence Durrell, que desconhecia. Durrell é um autor de que gosto muito e este livro vai ser a mnha próxima compra. Hoje já não dava.
Lisboa: Guerra e Paz, 2011
€14,90

«Esta é a marcante e insólita história de uma jovem mulher que viaja por toda a Europa do século IX disfarçada de monge e que acaba a comandar os destinos da cristandade durante dois anos como Papa João VIII, antes de morrer de forma repentina e surpreendente.
«Quando Papisa Joana foi publicado pela primeira vez em Atenas, em 1886, criou enorme polémica: o livro foi proibido e o autor excomungado. Apesar disso, e também por isso, a obra e o autor ficaram famosos, e Papisa Joana tornou-se um marco na história da literatura grega moderna.
«Posteriormente, Durrell, um dos mais importantes escritores britânicos do século XX, traduziu e adaptou o texto, criando uma obra de arte com cunho próprio.»

3 comentários:

ana disse...

Também já estive para o comprar.

De Durrell li, há alguns anos, o Quarteto de Alexandria, umas fábulas "A Serpente Emplumada"? quando andava na faculdade.

Este livro que apresenta deve ser interessante! :)

MR disse...

Também li o Quarteto de Alexandria e o Carrossel siciliano.
Só conheço A serpente emplumada do D. H. Lawrence.

ana disse...

MR,
Fui ver à estante e de facto li mais "o Livro Negro de Lawrence Durrell", "O Quinteto de Avignon - "Sebastian ou Paixões dominantes","Monsieur ...", "Lívia ou o Enterrado Vivo", Quinx", "Constance ou Práticas Solitárias" e ainda Tunc.

Nem me lamebrava que tinha lido estes livros todos!

Sim," A Serpente Emplumada" é de outro Lawrence.