Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 2 de junho de 2008

1740 - MARQUÊS DE SADE

No dia 2 de Junho de 1740, no Palácio de Condé em Paris, nasce Louis Alphonse Donatien de Sade, filho dos Condes de Sade, Jean-Baptiste François Joseph de Sade, diplomata colocado na Corte Eleitoral de Colónia, e Marie-Eleonore de Maillé de Carman, dama de companhia da Princesa de Condé .
A sua educação é primeiro confiada a um abade erudito, como era costume da época e da classe social em causa, e posteriormente o jovem Louis frequenta o colégio Louis-le-Grand. Aos 14 anos começa a sua carreira militar nos Chevaux-légers , muda-se depois para os carabineiros do Conde da Provença onde se torna segundo-tenente, e depois para um regimento de cavalaria onde participa na Guerra dos Sete Anos já como capitão, e onde é assinalada a sua coragem .
Louis de Sade é muito rico, insolente e muito dado aos prazeres carnais, pelo que os pais decidem casá-lo rapidamente. A 17 de Maio de 1763, casa em Paris com a filha do presidente de Montreuil, a doce e tímida Renèe-Pélagie.
A felicidade conjugal não demora muito a ser perturbada pelo primeiro escândalo - Louis de Sade contrata os serviços de uma jovem prostituta de rua, Jeanne Testard , e leva-a para um quarto secreto que, para horror da jovem, é uma verdadeira câmara de tortura...
Jeanne Testard, apesar de ter jurado manter segredo ao jovem Marquês de Sade , dirige-se à polícia de Paris e relata o sucedido.
É a primeira queixa contra Sade nos arquivos da Polícia de Paris, a primeira de muitas : orgias, sodomias, espancamentos, ofensas à Igreja, missas eróticas- um rol infindável.
Apesar de ter conhecimento do que se vai passando, a marquesa de Sade, que ama profundamente o seu marido, fecha os olhos e vai intercedendo por ele junto das autoridades, até junto do próprio Rei.
Os acontecimentos precipitam-se quando Louis de Sade seduz a sua própria cunhada e foge com ela para Itália, incorrendo na ira dos sogros que se tornam os seus piores inimigos.
Volta a França por Marselha, e nesta cidade novo escândalo- Sade e o seu fiel criado de quarto, companheiros de deboche, abusam nos afrodisíacos que dão a duas prostitutas, uma vomita sem parar e a outra, nua e coberta de sangue..., foge por uma janela. Segue-se a prisão, mas Sade consegue evadir-se e refugia-se em Génova. Em Chambéry é preso por ordem do Rei da Sardenha. Uma vez mais, a Marquesa de Sade intervém mas desta vez em vão. Será Louis de Sade a fazer o seu destino pois que se consegue evadir da fortaleza de Miolans. Estranhamente, ou talvez não pois que amava Paris, volta à sua cidade natal e acaba encarcerado em Vincennes.
Em 1784, é transferido para a Bastilha . A sua mulher leva-lhe móveis, livros, papel e tinta e é na Bastilha que o libertino se transforma em escritor. Escreve sucessivamente Diálogo entre um padre e um moribundo , Justine ou os infortúnios da virtude , Os 120 dias de Sodoma , Madame de Gange e ainda contos e peças de teatro.
O seu estilo é único, e a sua imaginação não tem limites. É libertado pela Revolução Francesa, mas novamente preso durante o Consulado- é um espírito demasiado livre para ser aceite por qualquer regime. É encerrado no Asilo de Charenton e converte os loucos em actores, encenando com eles as suas peças- em tudo, um precursor...
Morre em Charenton a 2 de Dezembro de 1814. Sobrevive a sua invulgar obra- lida, adaptada, representada, encenada, e o seu nome é associado a um desvio sexual : o sadismo - a impossibilidade de realização sexual senão por via do sofrimento físico e moral de outros.

Sem comentários: