Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 5 de junho de 2008

FILOSOFIA NA FINLÂNDIA OU OS PERIGOS DE ENSINAR PLATÃO...


Na manhã do dia 7 de Novembro de 2007, Pekka-Erik Auvinen disparou sobre os seus colegas no Liceu de Jokella, Finlândia, matando 8 pessoas e suicidando-se de seguida.
Horas antes, Auvinen tinha anunciado as suas intenções colocando um video no YouTube com o título "Jokella High School Massacre ", onde se descrevia como um " existencialista cínico ", um "darwinista anti-social" e um "filósofo desempregado ", e onde confessava a sua profunda admiração pela República de Platão .
Os jornais finlandeses abriram então fogo sobre Platão, comparando-o a Hitler e a República a Mein Kampf... Intervieram então os filósofos finlandeses e até um estrangeiro-Simon Blackburn- que visitava o país, e que foram tratando de esclarecer que o jovem tresloucado Auvinen tinha mal interpretado a doutrina política de Platão e que a este não deviam ser assacadas quaisquer culpas.
Não é uma questão nova a influência perniciosa de Platão e do seu elitismo e é também por isso que Platão tem tantos inimigos, o que é novo é acontecer isto e na Finlândia...

Sem comentários: