Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de junho de 2008

MOZART E LONDRES


A cidade de Würzburg (Baviera) é todos os anos palco de um festival dedicado a Mozart. Desde 1921, são interpretadas obras do grande mestre e de outros compositores da época num dos mais belos ambientes de barroco da Alemanha, a Residência Episcopal de Würzburg.

O festival Mozartfest Würzburg tornou-se uma referência no mundo internacional da música clássica, contando ao longo da sua história com a presença de artistas como Yehudi Menuhin, Alfred Brendel, Lorin Maazel ou Sir Neville Merriner.

À semelhança do mote do 2007 (Mozart e Praga), pretendem os organizadores novamente ligar a obra de Mozart a uma metrópole europeia. Este ano, é Londres a cidade escolhida onde o mestre, com apenas 8 anos, foi recebido pela corte de George III e compôs a sua primeira sinfonia, seguida de 6 sonatas para violino e do famoso Londoner Skizzenbuch. Foi também em terras britânicas que Mozart conviveu com Johann Christian Bach que exerceu uma influência notável sobre o pequeno discípulo. Um dos concertos deste ano é, por isso, subordinado ao tema Der kleine Wolfgang - der grosse Johann Christian (o pequeno Wolfgang - o crescido Johann Christian).

O festival começou a 30 de Maio e terminará a 29 de Junho. Os estimados Leitores que tencionem passar por Würzburg (Residenz) poderão assistir às interpretações do English Consort sob a direcção de Fabio Biondi, da Orquestra Sinfónica da Radiodifusão da Baviera dirigida por Sir Roger Norrington, Emma Kirkby, Andreas Staier ou de outros artistas de renome.


Imagem: Würzburg, Residenz

Sem comentários: