Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 4 de junho de 2008

MAIS UM DESAFIO ( HERÁLDICO ) AOS LEITORES

A quem pertenceram estas armas ? Uma pista para os neófitos: trata-se de um soberano .

8 comentários:

Anónimo disse...

Unking'd Richard,aka Richard of Bordeaux.

Sem menosprezo, o grande enigma é como um gomil com estas armas foi encontrado, em finais do séc. XIX, no norte do Gana, entre o tesouro régio dos Asante ou Ashanti.

http://www.britishmuseum.org/explore/highlights/highlight_objects/pe/a/asante_ewer.aspx

Abraço,
JP

LUIS BARATA disse...

E o amigo jp é o vencedor. Efectivamente, estas armas foram as adoptadas por Ricardo II ,Rei de Inglaterra, imortalizado por Shakespeare. Combinam as armas de Inglaterra com as chamadas armas míticas de Eduardo o Confessor.
A questão do gomil é digna de Indiana Jones...

Anónimo disse...

Pequeníssimo aditamento:

As armas de "Inglaterra" são mais acertadamente as do soberano inglês, isto desde que o avô, Eduardo III, assumiu a herança materna de França, esquartelando-a com as próprias dos 3 leopardos. O "sucessor" de Rich II adoptou, por sua vez, a mesma simplificação que o adversário de França, Carlos VI, tinha efectuado, reduzindo o semeado de flores de lis a apenas 3.
Até aos alvores do século XIX, as flores de lis continuaram em uso do outro lado da Mancha, resistindo, assim, à queda dos Bourbons.

Contra-enigma: Ainda são hoje usadas por um soberano reinante.

Sim, por que não "Indiana Jones e a jarra de Ashanti"?

Abr

Anónimo disse...

Correção, queria dizer por dois soberanos reinantes, porque um é evidente.

LUIS BARATA disse...

Pedindo desculpa pelo atraso na resposta,agradeço desde já a correcção do leitor jp quanto aos
lis, efectivamente eu escrevi "armas de Inglaterra " sem mais porque na verdade durante séculos os monarcas ingleses reclamaram a Coroa de França e mantiveram as flores de lis nas suas armas, se bem me lembro até aos Hanover.
Quanto ao enigma do jp- o soberano reinante evidente que porta os lis é S.M. o Rei Juan Carlos de Espanha,o menos evidente é o Grão Duque Henri do Luxemburgo, neto do Princípe Félix de Bourbon-Parma e que por isso porta os lis. Nota curiosa- A meio da tarde e sem acesso à net,infelizmente, recebi uma sms a perguntar se o jp oferecia prémio e qual...Pois é os lis são mais fáceis e apelativos...

Anónimo disse...

Bom, se a resposta era esta, decididamente não havia prémio. Se o Rei de Espanha é bem conhecido, o outro soberano Bourbon da actualidade não usa as armas da sua varonia (o Barão Pinoteau escandaliza-se com isso, apontando como outros exemplos, para além do infeliz Luís XVI, os Orleães revolucionários e Carlos VI, este durante as suas crises de loucura).

Quer o Grão-Duque Jean (no trono), quer o actual GD Henri usam as armas esquarteladas do Luxemburgo e de Nassau. Ambas figurando leões, vi num portão, que não percebi bem se seria do Palácio Grão-Ducal, se do Parlamento, já que são contíguos, uma estilização belíssima dos dois, prova de que ainda hoje se podem fazer coisas com gosto.

A resposta certa seria a Rainha do Canadá, que usa um quartel de França para lembrar as origens francófonas de boa parte do País, designadamente do Quebec (que tb usa lises).

Abr.

LUIS BARATA disse...

Peço desculpa mas o GD Henri usa as armas da sua varonia como irei demonstrar via post novo , a menos que eu esteja a ver pior, o que também admito...
Quanto a S.M Canadiana,tiro o chapéu embora a referência seja à Provìncia do Quebeque e nâo propriamente aos lis capetianos como pertença de família.

Anónimo disse...

As armas do Quebec são distintas, bem assim a respectiva bandeira.
http://www.drapeau.gouv.qc.ca/armoiries/armoiries.html

O quartel das 3 fdl é claramente uma referência à origem francesa, como os leopardos à inglesa, etc.

Torna-se um pouco irrelevante, assim, a legitimidade "familiar" destas armas, que se transformam, no Canadá, na lembrança de umas armas "nacionais" francesas, o que a França expressamente recusou nos últimos duzentos e poucos anos.

E com a vantagem de não terem qualquer diferença...

Abr.