Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 2 de junho de 2008

IN MEMORIAM YVES SAINT-LAURENT

Com Claudia Schiffer em 1999


Morreu Yves Saint- Laurent, aos 71 anos, em Paris. Do seu nome completo Yves Henri Donat Mathieu Saint- Laurent, nasceu a 1 de Agosto de 1936 em Oran, Argélia,então uma colónia francesa. Chegado a Paris em 1953, o seu talento foi logo reconhecido pelo então editor da VOGUE, Michel de Brunoff, e o reconhecimento público veio logo no ano seguinte quando ganha 3 das 4 categorias num concurso de moda em Paris. A quarta categoria foi ganha por um também jovem chamado Karl Lagerfeld.
Aconselhado por Brunoff, Christian Dior contratou-o e, apenas 3 anos depois, com a morte súbita deste, Yves Saint-Laurent fica à frente da Casa Dior.
Com a sua abrupta substituição na Casa Dior por Marc Bohan em 1960, Saint-Laurent dá o passo seguinte- cria com o seu sócio e amante Pierre Bergé,um génio comercial, a sua própria casa de costura.
Em poucos anos, a Casa Saint-Laurent torna-se um símbolo da moda francesa, com constantes inovações nas criações, acessórios e perfumes ( Rive Gauche, Opium ) .
Após décadas de luta contra a sua depressão crónica e com uma crescente debilidade física, Saint-Laurent retira-se dos olhares do público em 2002, passando a viver em reclusão.

Sem comentários: