Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de junho de 2008

DA POLÍTICA - SCHNITZLER


- " Não existe nenhuma convicção política no sentido partidário do termo-nem sequer a mais honesta- que não mergulhe , pelo menos em parte, as suas raízes no terreno adulterado da estreiteza de vistas. "
- " Para pertencer a um partido é indispensável uma certa dose de ingenuidade. As pessoas razoáveis que tentam defender o ponto de vista do seu partido até às últimas consequências dão sempre a impressão de não ter ideias claras, ou de se terem tornado desonestas. "
- " Há três espécies de homens políticos : aqueles que turvam a água; aqueles que pescam em água turva; e aqueles - os mais dotados - que turvam a água para pescarem em águas turvas. "
- Arthur Schnitzler, RELAÇÕES E SOLIDÃO , trad. port. de Manuel Alberto, Relógio D'Água Editores, 1996, p. 32

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

Daqui até à ditadura ou até à anarquia vai um passo de anão

LUIS BARATA disse...

Os aforismos de Schnitzler são indubitavelmente fruto da sua época e do seu desencanto. Mas o título do post,escolhido por mim, não foi o mais feliz.Estes aforismos são sobre os partidos, mais do que sobre a Política.E, para mim, os partidos não esgotam nem devem esgotar o campo da Política, mas são muitas vezes o que mais afasta os cidadãos da actividade política.