Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de junho de 2008

Obrigado Gene Tierney


Há uns anos, na já desaparecida Cinema Store de Great Russell Street, em Londres, mesmo ao pé do British Museum, alguém me perguntava quem era o mais belo rosto da história do Cinema... e eu falhei redondamente em adivinhar a quem pertencia. Minutos depois, com uma fotografia debaixo do braço que ainda guardo, comecei um dos mais gratos percursos da minha investigação cinemática, (re)descobrindo as interpretações da estrela de Laura, Leave Her to Heaven (que lhe valeu uma nomeação para os Óscares), The Razor's Edge, The Shanghai Gesture, Advise and Consent, Dragonwyck, On the Riviera... -- e cada uma destas recordações me traz um sorriso.

A mais indelével de todas as marcas é, para mim, a interpretação de Lucy Muir em The Ghost and Mrs Muir: Uma viúva muda para uma casa no alto de uma colina rodeada de mar, onde passa a conviver com o fantasma de um capitão, anterior locatário. Suavemente, começa um romance alicerçado na impossibilidade da presença física, um obstáculo que é progressiva e inexoravelmente tornado irrelevante. É um dos mais belos filmes de Joseph L. Mankiewicz, porventura o mais sub-apreciado grande realizador de Hollywood.

A sua vida pessoal, marcada por várias tragédias e uma luta constante contra a depressão, foi alvo de especulação em torno aos seus romances com Oleg Cassini (com quem casou), John F. Kennedy, Tyrone Power e o Princípe Aly Khan. A sua melhor biografia em filme é "Gene Tierney: A Shattered Portrait", de 1999.

Por todos estes sorrisos, melancolias e muito mais, obrigado Gene Tierney.

"Unquestionably the most beautiful woman in movie history."
Darryl F. Zanuck, founder of 20th Century Fox

Sem comentários: