Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 10 de junho de 2008

Spencer Tracy e o Português oscarizado

Spencer Tracy faleceu a 10 de Junho de 1967; foi um dos maiores expoentes do cinema norte-americano do Século XX, tendo conseguido a proeza de ser o primeiro actor a obter dois Óscares de Melhor Actor consecutivos, em 1937 e 1938 (Luise Rainer conseguira o feito como Actriz no ano anterior; passariam várias décadas antes de Tom Hanks repetir a proeza no grupo dos Actores). Tracy detém ainda o record de maior número de estatuetas douradas como Melhor Actor (empatado com oito outros actores) e de maior número de nomeações como Melhor Actor (nove, empatado com Laurence Olivier).

Nascido em 1900, começa a sua carreira no cinema em 1930. Até 1967, actuaria em 74 filmes, entre eles os clássicos Fury de Fritz Lang, Bad Day at Black Rock (em português, A Conspiração do Silêncio), The Old Man and the Sea, Inherit the Wind, Boys Town (pelo que receberia o seu segundo Óscar) ou San Francisco.
As suas nove colaborações com Katharine Hepburn também fizeram história, e ficaram na memória colectiva: a hilariante comédia Adam's Rib, uma guerra dos sexos irreverente, Pat and Mike, Desk Set e Woman of the Year são exemplos superlativos da comédia norte-americana, e Guess Who's Coming to Dinner, a sua comovente última interpretação que só conheceria exibição depois da sua morte, é um ensaio notável sobre as tensões raciais no final dos anos 60 nos EUA.

Português a que título? Bem, a título de um personagem: em 1938, há 70 anos, era anunciada a sua primeira vitória como Melhor Actor nos Óscares, no filme de 1937 Captains Courageous, interpretando um personagem Português, um lobo do mar chamado Manuel que se destacava por ser um pouco bruto e pela sua nobreza de alma (e o sotaque tem graça), ensinando por bom exemplo um miúdo empertigado a ser um bom ser humano. Bom registo para um 10 de Junho.

Sem comentários: