Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de junho de 2008

SAINT- CLOUD : O VERSAILLES DOS ORLÉANS

- Ruínas do Castelo em 1871
- Maquete do Castelo ao tempo de Monsieur

O primitivo Castelo d'Aulnay foi oferecido aos banqueiros florentinos Gondi por Catarina de Médicis, que nele residiram e o foram ampliando. Dos Gondi passou aos Retz, seus parentes, e destes ao financeiro Hervart, Intendente das Finanças do Reino de França, que o embelezou ainda mais e convidou a Família Real e o Cardeal Mazarin para uma magnífica festa...
Para evitar um destino semelhante ao de Fouquet(cujo sumptuoso Vaux-le-Vicomte serviu de modelo para Saint-Cloud), Hervart vendeu o castelo ao irmão de Luís XIV, Philippe de France, Duque de Orléans, Chartres e Valois- o célebre Monsieur .
Assim, Saint-Cloud passa a ser propriedade dos Orléans desde Outubro de 1658, é sucessivamente ampliado e o seu recheio quase que rivaliza com o de Versailles, ao ponto de suscitar a inveja de Maria Antonieta que o compra em 1784 aos descendentes de Monsieur .
O castelo torna-se, pois, uma residência real para os sucessivos regimes : é onde se realiza o casamento de Napoleão e Maria Luísa; serve de residência para Carlos X até à Revolução de 1830; nele casa Clementina, filha de Luís Filipe, Rei dos Franceses; é, finalmente, uma das residências favoritas da Imperatriz Eugénia.
Saint-Cloud não resiste à Guerra Franco-Prussiana de 1870, desaparecendo num incêndio que se prolonga por dois dias após intensos bombardeamentos.
Hoje, apenas sobrevive o parque de 46o hectares, com jardins desenhados pelo grande Le Nôtre, alguma bela estatuária, dez fontes, mirantes e cascatas, e o Pavilhão de Breteuil, declarado enclave internacional pois que é a sede da Agência Internacional de Pesos e Medidas.
Vale a pena a visita tanto pela vista deslumbrante sobre o Sena, como pelo facto de que se situa a meros 10kms de Paris.

Sem comentários: