Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de junho de 2008

Parabéns Universal Studios


Nesta data em 1912, enquanto em Portugal se preparava porventura o assalto a Chaves pelas tropas (?) monárquicas lideradas por Paiva Couceiro, que teria lugar exactamente um mês mais tarde, nascia nos Estados Unidos a Universal Studios, hoje a segunda mais antiga casa de cinema em funcionamento (a Paramount Pictures, que ocupa o primeiro lugar, tem mais um mês de idade).

Fundada por Carl Laemmle, a Universal resultou da fusão de oito empresas com a sua Independent Moving Picture Company, que havia criado em oposição à política de Edison de não dar crédito às estrelas. Laemmle considerava (e veio a provar-se que tinha razão) que as estrelas de cinema seriam um chamariz para os filmes; foi este o passo decisivo para a criação do "star system" e data deste feito a primeira utilização de estrelas em acções de marketing (a título de curiosidade, a primeira estrela a merecer o epíteto foi Florence Lawrence, a Biograph Girl).

Entre os seus sucessos iniciais, sob a liderança hábil de Irving Thalberg, contam-se Foolish Wives de Erich von Stroheim e The Hunchback of Notre-Dame e The Phantom of the Opera, ambos com Lon Chaney. Este será o mote para os anos seguintes, já sem Thalberg, com os Monter Movies: Dracula, Frankenstein, Bride of Frankenstein e The Mummy são deste período. Em meados dos anos 30, os Laemmle (pai e filho) são afastados e começa um longo declínio, marcado por várias pérolas (por exemplo, Saboteur, Shadow of a Doubt, Psycho ou The Birds, de Alfred Hitchcock, ou Written on the Wind e Magnificent Obsession, de Douglas Sirk, ou ainda os inesquecíveis veículos cómicos de Doris Day e Rock Hudson, Pillow Talk e Send Me No Flowers), mas sem consistência. Nos anos 70, mais estúdio de televisão do que de cinema, a Universal conhece sucessos com Jaws (o primeiro summer blockbuster da História), American Graffitti ou The Deer Hunter, seguido de ET, Dune, Scarface ou Out of Africa. Filmes mais recentes incluem The Bourne Ultimatum, Charlie Wilson's War, King-Kong e United 93. Este mês estreiam as suas adaptações dos sucessos de comics de Hulk com Edward Norton e de Wanted, com Angelina Jolie. A ver vamos.

Cara Universal, parabéns pelos primeiros 96 anos e votos de muitos sucessos para os próximos 96.

Sem comentários: