Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O rosto de Greta Garbo


Roland Barthes, no seu Mitologias, identificava e analisava vários símbolos que iluminavam o imaginário humano no início da segunda metade do Século XX (o livro foi publicado em 1957).

Um dos curtos textos, "O Rosto de Garbo", discutia a beleza e o simbolismo do rosto de "I want to be alone." (frase que é mesmo proferida por Garbo, não pelo seu abandono - prematuro? - do mundo da 7ª Arte, mas enquanto Grusinskaya em Grand Hotel, de 1932).

A recente biografia (parte 2) de Gore Vidal revela novos factos sobre Garbo ter decidido não regressar a Hollywood depois do fracasso de Garbo Dances! em 1941 com Two-Faced Woman: segundo o autor, que era amigo da actriz, Garbo terá feito um screen test para o seu regresso -- ao visioná-lo, decidiu abandonar a carreira. Se considerarmos que era competente para julgar em causa própria, porventura terá sido a decisão correcta.

Ícone do cinema, da fotografia, do Século XX, Garbo (cujo apelido é suficiente para o reconhecimento) demorou a ter a sua presença em DVD: Garbo - The Signature Collection foi publicado apenas em Setembro de 2005. A colecção contém clássicos como Anna Christie (Garbo Talks!), Mata Hari, Grand Hotel (previamente publicado), Queen Christina, Anna Karenina, Camille, Ninotchka (Garbo Laughs!) e alguns filmes do tempo do mudo - Flesh and the Devil, os 9 minutos recuperados de The Divine Woman, The Temptress e Mysterious Lady). Notável, o documentário da TCM que acompanha a colecção: . Lembro-me de procurar a colecção numa Borders em Boston nos primeiros dias de Setembro, e de o senhor atrás de mim perguntar: "Viu o documentário anteontem no TCM?" Eu não tinha visto; o caixa contrapôs: "Muito bom - tem que ver. Está na colecção." É de facto muito bom, com uma narração muito sóbria de Julie Christie.

Entretanto, estamos em 2008. Para além de Conquest / Maria Walewska e da Gosta Berling Saga, não há mais títulos de Garbo facilmente encontráveis nos mercados (EUA, Reino Unido, França, Itália, global via Internet - excluindo algumas edições muito fracas de particulares em alguns países asiáticos ou no Brasil) - para quando a publicação de Love, de 1927, de The Painted Veil de 1934, baseado no romance de Somerset Maugham, de Susan Lenox com Clark Gable, de The Kiss, de The Wild Orchids? Era uma boa acção - e extraordinariamente lucrativa - da Cinemateca Portuguesa editar estes filmes em DVD.

The face of Garbo is an Idea, that of Hepburn, an Event.”
- Roland Barthes, ‘Mythologies

4 comentários:

Planeta a cores disse...

Quero ver a Saga de Gosta Berling, o livro é magnifico. Axo que vi esse documentário, ou seria um sobre Dietrich, em que ela era entrevistada na sua casa em Paris, quase sempre na penumbra. Algo incrivel. Talvez esteja a trocar tudo!

João Soares disse...

Talvez esse documentário seja o excelente "Marlene", realizado por Maximillian Schell em 1984; Marlene concedeu a entrevista na sua casa em Paris mas creio que só permitiu o uso do áudio, a maior parte das imagens em que Marlene aparecia eram de arquivo. Era um documentário excelente -- tenho que tentar revê-lo.

LUIS BARATA disse...

Eu tenho o doc. sobre Marlene, infelizmente ainda só em VHS.

João Soares disse...

Vale a pena passá-lo a DVD -- a única cópia disponível online está a $172...