Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mestres cantores do século XX: Fritz Wunderlich

O público do pós-guerra recorda Fritz Wunderlich como um dos maiores tenores líricos de todos os tempos. Segundo Luciano Pavarotti, Wunderlich terá sido o tenor mais destacado de toda a História. Ouvir a voz de Wunderlich significa escutar uma voz clara, natural e jovial que abrangia a extensão de duas oitavas com um equilíbrio raro.
O desaparecimento precoce e trágico pôs fim a uma carreira brilhante: em 1966, aos 35 anos apenas, Wunderlich morre na sequência de uma queda da escadaria num pequeno castelo em Obererdingen (Sul da Alemanha) onde se encontrava com amigos para seguir a sua grande paixão, a caça.

Wunderlich nasce a 26 de Setembro de 1930 em Kusel (Palatinado/Alemanha). Seu pai é maestro, sua mãe violinista. Vive uma infância difícil: após a morte do seu pai em 1935, toca acordeão em festas da sua localidade para ajudar financeiramente sua mãe e sua irmã.

Estuda canto na Escola Superior de Freiburg entre 1950 e 1955. Durante esse período, surgem os primeiros convites para interpretar Bach e Mozart, os primeiros registos sonoros datam de 1953/54.

Em 1955, integra a companhia residente da Ópera Estadual de Württemberg em Estugarda. Em 1956, numa récita da Flauta Mágica, substitui, inesperadamente, o tenor previsto para o papel de Tamino. O seu talento é descoberto, e a partir dessa noite, Wunderlich inicia uma carreira imparável.

É convidado para produções das grandes casas europeias, onde interpreta Mozart, Strauss, Rossini, Donizetti, Tschaikoswky, Mahler ou Verdi, sob a direcção dos mais conceituados maestros da época (von Karajan, Böhm) ao lado dos maiores nomes do estrelato operático (Joan Sutherland, Elisabeth Schwarzkopf, Hermann Prey, Elisabeth Grümmer, Leontyne Price ou Christa Ludwig).
Bach e o seu repertório, em particular as oratórias, acordaram da sua „hibernação“ depois de 1945, graças ao trabalho notável de Karl Richter e Wunderlich. A discografia com obras de Bach, gravadas entre 1955 e 1965, bem como de outros compositores, tais como Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann ou Strauss, deixaram felizmente um vasto registo para a posteridade.
Entre 1960 e 1962, é membro da companhia da Ópera Estadual da Baviera em Munique, para depois se transferir para a Wiener Staatsoper.

Wunderlich foi casado com Eva Jungnitsch (harpista) com quem teve três filhos.

Fritz Wunderlich vivia o auge da sua carreira quando faleceu a 17 de Setembro de 1966. A sua estreia no Met de Nova Iorque já estava agendada.

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Queridos amigos, Fritz Wunderlich é certamente uma das melhores cantoras do século XX. Mas então, o que você diz sobre Schwarzkopf?