Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Walt Disney 1922


Hoje estive entretido a ver as quatro curtas-metragens de animação (sobreviventes) feitas por Walt Disney no seu início de carreira, em 1922, para as "Laugh-O-Grams Fairy Tales". Em cenários modernos - ou seja, do início dos anos 20 -, desfilaram "O Gato das Botas" (com rei, touradas e Rodolf Vaselino no cinema), "Cinderela" (com irmãs malvadas a fumar numa suburbia norte-americana tipo Wysteria Lane), "Os Quatro Músicos de Bremen", "O Capuchinho Vermelho".

Para além dos contos de fadas, vi "Tommy Tucker's Tooth", o primeiro filme educacional de Disney, sobre higiene dentária: dois amigos, Tommy e Jimmie; Tommy segue uma higiene dentária exemplar enquanto Jimmie é descuidado e sofre os males do mundo, desde dores de dentes e cavidades, que são comparados a buracos nas meias, até não conseguir arranjar emprego - trabalho infantil! - por ser desdentado (e isso revelar falta de brio). As analogias entre lavar os dentes, varrer o chão e esfregar tachos são sensacionais.

Recuperadas recentemente pelo estúdio Inkwell Images, estas curtas-metragens estão disponíveis em DVD, contendo este ainda uma entrevista áudio de 1971 com Rudy Ising, co-responsável com Disney pela animação.

Fiquei particularmente fascinado pelas onomatopeias, os relâmpagos, a reinterpretação dos contos, o ritmo -- e o humor! Além da higiene dentária, claro!

1 comentário:

LUIS BARATA disse...

A tua fantástica videoteca começa a ter proporções lendárias.