Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sassoferrato

Giovanni Battista Salvi, chamado Sassoferrato, por ter nascido na pequena localidade Sassoferrato na região das Marcas (Itália) a 29 de Agosto de 1609, permanece no desconhecimento geral do público.

Os escassos pormenores da vida deste pintor que subsistem indicam que Sassoferrato terá iniciado os seus estudos com seu pai Tarquinio, para prosseguir em Roma e Nápoles. Um dos seus mestres terá sido Domenichino que deixou a Cidade Eterna em 1630 rumo ao Vesúvio.

Sassoferrato inspirou-se nas obras dos seus mestres preferidos, entre eles, Titian, Raffael ou Guido Reni, mas também Dürer ou van Cleve.
Vários quadros de Sassoferrato representam adaptações de motivos do século XIV, transpostos para uma pintura barroca clássica: os contornos são bem definidos, as cores dos retratos, maioritariamente os de Nossa Senhora com (ou sem) o menino, são claras, contrastando com o fundo escuro em que se inserem. As linhas acentuadas dos rostos, quase arcaicas na sua representação, conferiram, até ao século XVIII, a Sassoferrato o atributo (indevido) de “sucessor directo” de Rafael.
Muitas das 300 obras de Sassoferrato encontram-se em igrejas ou museus italianos. No Reino Unido, existe uma colecção notável em Windsor Castle.

Sassoferrato morreu a 8 de Agosto de 1685, provavelmente em Florença.




imagens: autoretrato, Galleria degli Uffizi/Florença; The Virgin in prayer, National Gallery Londres; The mystic marriage of St. Catherine, Wallace Collection/Londres

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheço uma pessoa, um amigo de alguns dos bloguistas, que quando engordar um bocadinho vai ficar igualzinho a Sassoferrato. Olhem bem. Quem será?