Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Bordar o Amor

É principalmente na região do Minho que o lenço dos namorados tem elevada expressão popular. Mas hoje já não se borda o amor que em pano acompanhava os portugueses que partiam para a guerra ou em busca de melhores condições de vida. Na hora da despedida era obrigatório a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado com uma quadra de sua autoria. Se bordava com erros ortográficos isso era insignificante pois o que contava mesmo era os sentimentos. Os desenhos que ilustravam as quadras funcionavam como uma espécie de linguagem secreta: a rosa quer dizer mulher; o coração, amor; os lírios simbolizavam a virgindade; cravos vermelhos são sinónimo de provocação e os pombinhos, namorados como não podia deixar de ser.Se é fácil ou não encontrarem-se ainda estes pequenos gestos de ternura não sei, mas que seria um presente “original” para oferecer no Dia de S. Valentim que amanhã se comemora, sem dúvida que sim.

3 comentários:

ana disse...

Tem graça lembrei-me dos lenços de amor para colocar amanhã, embora, em Portugal, o dia de S. Valentim não tenha tradição.
Parabéns, é bonito este post.

ana disse...

Em Lisboa, não sei onde se podem encontrar estes lenços mas no Museu Rural de Ponte de Lima encontra-os.

Anónimo disse...

Há umas lojas que os vendem, como a Casa Portuguesa e penso que a do Mundo Rural, em Campo de Ourique, também. E uma no Centro Roma.
Acho-os muito giros.
M.