Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Livros de cozinha - 9

Como se aproxima o dia de S. Valentim, pode ser que alguém queira experimentar uma receita afrodisíaca. Muitas das receitas que aparecem nas várias recolhas publicadas são pratos que comemos frequentemente.
As prescrições de hoje foram retiradas de Cinco mil anos de cozinha afrodisíaca, de Pino Correnti. O livro pertenceu a um querido amigo, o JP, e foi-me dado, segundo uma anotação que fiz, no dia 14 de Fevereiro de 1995, por dois queridos amigos.


Porto: Asa, 1994

Rolos de linguado à Pompadour
Para 2 pessoas
Filetes de 2 linguados grandes
60 g de manteiga de anchovas
1 colher de sopa de farinha
2 nozes de manteiga
½ copo de vinho branco seco
200 g de camarões descascados
1 chávena de caldo de peixe (ou melhor, de lagostim)
100 g de cogumelos
2 gemas de ovos
Noz-moscada ralada
1 raminho de salsa
Sal, pimenta

Corte os filetes de linguado em tiras de 3 cm de largura, barre cada uma delas com manteiga de anchovas, passe-as por farinha e forme pequenos rolos que fechará com a ajuda de palitos.
Ponha a manteiga a derreter numa frigideira e refogue os rolos de linguado, voltando-os para que fiquem uniformemente dourados. Quando estiverem louros, deite o vinho branco e deixe cozer em lume brando durante 1 ou 2 minutos e retire do lume.
Disponha-os verticalmente numa comprida travessa de ir ao forno, introduza no centro alguns camarões descascados e disponha os restantes em redor.
Limpe os cogumelos e corte-os em lâminas, salteando-os no fundo de cozedura que ficou na frigideira, diluído com o caldo de peixe. Deixe fervilhar, apague o lume assim que o líquido estiver bastante reduzido e ligue os cogumelos, misturando-lhes as gemas de ovos.
Deite este molho sobre os filetes de linguado e os camarões, polvilhe com a noz-moscada ralada e leve ao forno quente (term. 7-8), durante cerca de 10 m. No intervalo, pique a salsa, que deverá espalhar sobre esta deliciosa preparação exactamente antes de servir.


Surpresa a branco e verde
Para 6 pessoas
1 melão de 1 kg
60 g de açúcar
½ colher de café de canela em pó
1 pitada de noz-moscada
20 cl de vinho do Porto branco
6 folhas de hortelã

Para o chantilly:
20 cl de natas
1 colher de sopa de açúcar

Abra o melão, cortando do lado do pedúnculo uma abertura em ziguezague de 6 a 8 cm de diâmetro. Retire as sementes e depois extraia a polpa em pequenas bolas, com a ajuda de uma colher apropriada.
Salpique estas bolas com açúcar, canela e noz-moscada, volte a colocá-las dentro da casca do fruto e, cerca de 10 m depois, verta o Porto branco e deixe repousar no frigorífico durante 2 h.
Prepare o chantilly, batendo as natas até ficarem firmes e juntando delicadamente o açúcar no final.
No momento de servir, encha as taças individuais com as bolas de melão, cubra-as de chantilly e decore com uma folha de hortelã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta proposta para um jantar deve ser deliciosa.
A.R.