Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cartas de amor - 1


«Os mais modernos modelos de declarações de amor, de respostas aceitando ou negando o amor oferecido».

Ex.ma Sr.ª
Quem ama é sempre tímido, e eu sinto bem quanto isto tem de verdade.
Prende-me esta timidez ao ponto de não saber o que hei-de dizer a V. Ex.ª E não é porque não tivesse muito para lhe contar, mas porque essa maldita tibieza me inibe de o fazer.
O que irá oensar V. Ex.ª de mim ? O receio do ridículo, da pouca importância que possa ligar às minhas palavras, tudo isto me põe de tal modo inquieto e nervoso, que eu não sei como dizer-lhe o que se passa o íntimo do meu coração.
É que… mas vençamos o medo, amo-a, minha senhora e fico a seus pés à espera da sentença que há-de salvar ou perde resta alma que é sua escrava.
De V. Ex.ª admirador respeitoso e apaixonado
F…

Segue a resposta:

Ex.mo Sr.
É impossível que a sua carta não seja verdadeira. Ela tem um tal cunho de sinceridade, que me comoveu a ponto de aceitar o seu afecto, eu que tanto receiio tenho tido de aceitar protestos de amor.
Oxalá não me tenha enganado, pois sinto que sofreria muito com isso.
Aguardando nova carta de V. Ex.ª, peço-lhe pese bem a responsabilidade que tomou perante a sua consciência.
Se é sincero, como suponho, continue a escrever-me ; se não é, suplico-lhe que deixe esta carta sem resposta.
Sem mais, creia-me admiradora de V. Ex.ª
F…

Maria Celeste - Cartas de amor para namorados. Lisboa : Emp. Literária Universal, s.d., p. 11-12, 31

Sem comentários: