Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Livros de cozinha - 10


Afonso Praça & Francisco Simões
Lisboa: Ed. Notícias, 1998

Neste livro, ilustrado por Francisco Simões, encontrará um conjunto de receitas «fáceis de preparar». Transcreve-se a seguir um trecho do prefácio bem humorado de Afonso Praça:
«Entrada com sal e pimenta q.b.»:
«Um bom jantar pode ser uma porta aberta para o amor, e como quem diz jantar, diz ceia ou simples petisco, a hora passa para plano secundário, ou seja, o amor não tem horas, qualquer hora lhe serve. Significa isto que a mesa é meio caminho andado para a cama? Não necessariamente. Mas a mesa e a cama são ambas potenciais fontes de prazer - e quem puser em dúvida esta afirmação, muito pouco sabe de mesa, de cama e de prazeres - e escreve-se aqui o plural por se tratar de prazeres diferentes, embora por vezes muito parecidos. [...]
Nem manual de receitas afrodisíacas nem álbum de desenhos eróticos, este livro tão-pouco é um guia capaz de indicar com segurança o caminho da ponte que leva da cama à mesa ou ao sofá. Mas se o leitor quiser, poderá ser manual, álbum e guia. O que não pode é levar tudo isto muito a sério. Sempre que as circunstâncias lho permitam, tempere a vida com humor q.b. Vai ver que é óptimo.»

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Hot!!!
Na verdade, a temperatura hoje subiu...

Anónimo disse...

É interessante o amor visto a partir da perspectiva da culinária! Pode ser não necessariamente Hot.
A.R.

Miss Tolstoi disse...

Eu queria dizer: Hot dogs!