Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda : Cem anos (VI)

Carmen Miranda nasceu em Obra Nova, lugar da freguesia de Aliviada (S. Martinho), concelho de Marco de Canaveses.


















Assento de Baptismo
"Aos quatorze dias do mês de fevereiro do anno de mil nove centos e nove, na Igreja parochial de São Martinho da Alliviada, annexa à de Várzea de Ovêlha, concelho de Marco de Canavêzes, diocese do Porto, baptizei solemmente um individuo do sexo feminino a quem dei o nome de Maria do Carmo, e que nasceu no logar da Obra Nova, da freguesia da Alliviada, às três horas da tarde, do dia nove de fevereiro de mil nove centos e nove; filha legítima de José Maria Pinto da Cunha, barbeiro, e de Maria Emília de Miranda, tecedeira, naturaes desta freguesia da Várzea, onde foram recebidos, parochianos da da Alliviada, moradores no lugar da Obra-Nova: neta paterna de José Pinto da Cunha e Emília de Jesus e materna de José de Barros e Maria da Conceição Miranda. Foram padrinhos Francisco de Assis Teixeira de Miranda, proprietário, e sua molher Dona Maria do Carmo Pinto Monteiro, os quaes todos sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado êste assento que, depois de ser lido e conferido perante os padrinhos, comigo o assinaram, Era ut supra.
a) Francisco de Assis Teixeira de Miranda,
a) Maria do Carmo Pinto Monteiro
a) O abbade, António Gômes da Silva Valente"


Transcrição de JAD realizada a partir de uma reprodução do assento de baptismo publicado no livro de Cássio Emmanuel Barsante, Carmen Miranda, Lisboa, Pandora, 1995, p. 44.

3 comentários:

João Mattos e Silva disse...

"O que e que a baiana tem?" Pois tem... Aqui depois de passar o Cabo Horn, o frio e ainda uma constante e so amanha podemos comecar a pensar em sambar. Nao vamos a terra de adopcao da mitica Carmen...a menos que nos saia o jackpot mais logo no Casino.

Jad disse...

Então boa sorte. Desejo do coração que saia. Para se ter muitos cruzeiros.

Jad disse...

A resposta ao "O que é que a baiana tem" está no post das 18h.