Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Viva o Outono


                                                 - Alfons Mucha, Outono ( da série As Estações ) , 1896.

Depois de ter lido aqui nos últimos dias algumas reflexões sobre a nova estação em que nos encontramos, que pelos vistos agrada mais a uns que a outros, achei por bem dizer que eu gosto do Outono. Não é a minha estação preferida, nem a menos apreciada, mas gosto dela como gosto de todas na verdade. Sempre achei que a comparação que alguém fez, e não me lembro quem terá sido o pioneiro se é que tal está registado, entre as estações do ano e o ciclo da vida humana é acertadíssima. Corresponderá, assim, o Outono à idade adulta, ao estado de maturidade, à meia idade do homem, prelúdio ao " Inverno do nosso descontentamento ".
 O Outono liga-se à inexorável certeza de que o nosso declínio se iniciou, que a resistência física já não é a mesma, o mesmo acontecendo com a acuidade mental e tantas outras coisas. Declínio que uns aceitam melhor que outros, e alguns ainda contra ele lutam ferozmente - das injecções de hormonas aos anti-oxidantes, da cosmética à dietética. Aceitar o envelhecimento, o "outono da vida " , não é fácil, mas consegui-lo é a melhor preparação para o Inverno a que ninguém escapa...

6 comentários:

Anónimo disse...

Aproveito o propósito para lembrar Eugénio de Andrade:

DESPEDIDA

"Colhe
todo o oiro do dia
na haste mais alta
da melancolia."

Alberto Soares

LUIS BARATA disse...

Obrigado pelas belas palavras de Eugénio. Tentarei ler algumas das suas, caro Alberto Soares, através dos amigos comuns.

Anónimo disse...

Gosto do outono, mas já gostei mais. Será por já me encontrar no outono da vida? Lá voltamos ao estar e ao sentir de há alguns dias atrás.
Acho que tem mais a ver com a indefinição que presentemente se vive nas estações intermédias.

Gostei destes versos de Eugénio de Andrade, eu que não sou uma fã dele. Já fui. Adorei Os afluentes do silêncio, quando os li há já...
M.

Anónimo disse...

Gosto do Eugénio de Andrade, dos 4 versos simples mas profundos que Alberto Soares colocou e deste quadro do Mucha!
Ana

Jad disse...

Exactamente é esse o motivo para não gostar do Outono! Lembra-me o fim... e mais um ano a passar e a ficar velho. As folhas com lindas cores transformam-se em lixo no dia seguinte!

LUIS BARATA disse...

Meu caro Jad: Há sempre a possibilidade de apanhar um avião e fugir ao Outono, mais difícil é fugir ao envelhecimento, mas não é também verdade que este traz sabedoria?

Cara M.R. : Segundo dizem alguns climatologistas, as estações intermédias tenderão a desaparecer a médio-longo prazo, pelo que se calhar ainda vamos viver Outonos meramente formais, apenas de calendário.