Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cenas Portuguesas - 13


- Fotografia de J.R. Santos.

Ontem à tarde fui ao Chiado. Apesar de ser habitué, já não passava por lá há alguns dias. Fui surpreendido por um enorme caos sonoro, proveniente de duas fontes: junto à esplanada da Brasileira, decorriam praxes aos caloiros, que estavam no estado habitual da coisa e ostentavam t-shirts com a palavra "Geo". Fiquei sem saber se eram caloiros de Geografia ou Geologia. Mais acima, passava uma caravana da CDU com, obviamente, altifalantes ligados e aquela música que usam há anos e imediatamente reconhecemos.
Fiquei-me pela Brasileira, a observar por instantes as praxes. Apesar dos "tormentos", os caloiros sorriam.
Dei por mim a pensar que agora que ultrapássamos há meses a barreira histórica dos 500.000 desempregados ( os que estão inscritos nos Centros de Emprego, os "desempregados oficiais", já que, como todos sabemos, há muito emprego informal no nosso país ), e vamos a caminho dos 600.000 com dezenas de milhares de licenciados desempregados, é difícil sorrir neste país. Talvez só mesmo os caloiros consigam.

1 comentário:

Miss Tolstoi disse...

Também andei ontem pelo Chiado e pela Brasileira.