Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Arquiduque Alexis-Christian Von Rätselhaft und Gribskov


Na revista SIBILA - Artes e Letras, 1 (Maio, 1961), publicada em Castelo Branco e tendo como organizador Liberto Cruz e como secretário José Correia Tavares, aparece, no índice, um artigo com o título: "Fragmentos de «Diário»" tendo como autor Alexis-Christian Von Rätselhaft und Gribskov (trad. de M. S. Lourenço). E, efectivamente, nas páginas 27 a 29 lá aparece o dito "Fragmento do «Diário»" antecedido por uma nota assinada M. S. L. (ou seja nota do tradutor das páginas do 'Diário' publicadas. Transcrevemos essa nota:

Arquiduque Alexis-Christian Von Rätselhaft und Gribskov
Notícia Bio-Bibliográfica

Os problemas bio-bibliográficos respeitantes à figura do Grão-Príncipe do Saxe estão longe de estar resolvidos e não vamos fazer aqui eco dessas discussões.
Nasceu provàvelmente em Dresden, na Prússia Oriental. Era filho de Lucrecia Panciatichi e dum Cardeal Romano, legati em Dresden. Era, pois, filho natural da Arquiduqueza. Mas conseguiu subir ao trono do Principado e foi um dos maiores inimigos do Imperador.
Sabemos que a certa altura deixa a Alemanha e está indeferentemente em Áustria, Florença (que alguns julgaram ser a sua cidade natal), Bélgica e Dinamarca, onde se julga que tenha morrido, em Jörgensen.
A obra literária foi descoberta no século XIX e não se pode ainda fazer uma ideia da produção global do Arquiduque. Acresce a isto o facto de que os arquivos da casa de Gribskov têm tido uma singular fortuna.
O Arquiduque Alexis-Christian Von Rätselhaft und Gribskov escrevia indiferentemente em alemão e dinamarquês, o que era corrente na época entre os escritores de língua alemã.
Aparecerá brevemente em português uma tradução nossa das «Odes». A seguir damos um passo de «Diário» (parte alemã) numa tradução que pretendemos que seja fiel apenas ao espírito.
M. S. L.
[...]

3 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar o homem não gostava dos pais...para inventar outros tão exóticos...

Filipe Vieira Nicolau disse...

"Rätselhaft" significa "enigmático". Tem algum motivo? Desculpem a minha ignorância. Mas acho curioso.

LUIS BARATA disse...

Uma vez que se trata de um pseudónimo, tem todo o sentido um apelido "enigmático" literalmente falando.